O que significa ferramentas da qualidade?

Perguntado por: aduarte2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

As 7 ferramentas, como proposto por Ishikawa, são utilizadas para definir, estimar, analisar e solucionar problemas capazes de interferir no desempenho e no resultado das corporações. Assim, através do estabelecimento de métodos mais elaborados de resolução, espera-se aumentar a taxa de sucesso dos planos de ação.

O diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade mais conhecidas no mundo. Também conhecido como gráfico de pareto, ele mostra, em um gráfico de barras, quais fatores são mais importantes com base na análise de causa raiz.

As ferramentas da qualidade são técnicas e metodologias que auxiliam gestores a atingirem metas e objetivos. Essas ferramentas propõem identificar, definir, mensurar, analisar e definir planos de ação. Saiba como você, prestador de serviço, pode usar essas ferramentas.

Quais são as 7 ferramentas da Qualidade?

  • Fluxograma. O fluxograma é uma representação visual de processos poderosa pela sua simplicidade: para fazer, basta conhecer a simbologia, a sintaxe e o passo a passo do processo. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • Folhas de verificação. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Cartas ou gráficos de controle.

Método PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Tem como principal objetivo planejar tarefas simples ou complexas. Ela propõe um ciclo que permite revisitar o problema quantas vezes for preciso até atingir o resultado ideal. Como uma das ferramentas da qualidade, ela promove a melhoria contínua dos processos.

7 FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

  • 1 – Fluxograma. ...
  • 2 – Histograma. ...
  • 3 – Brainstorming. ...
  • 4 – Folha de Verificação. ...
  • 5 – Diagrama de Pareto. ...
  • 6 – Diagrama de Causa e Efeito. ...
  • 7 – Diagrama de Dispersão.

As ferramentas de gestão de qualidade proporcionam um aumento de produtividade, por meio da otimização de processos e definição das responsabilidades de todos os elementos. Isso porque a produção se torna mais assertiva, com menos divergências, retrabalhos e desperdícios.

O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Gestão da qualidade é a soma de processos, técnicas e estratégias com o objetivo de assegurar que produtos e serviços sejam entregues conforme as expectativas. Ela se divide em dois suportes básicos: a garantia da qualidade e a melhoria da qualidade.

O que é? O Controle Estatístico de Processos, ou simplesmente CEP, é considerado uma das 7 ferramentas da qualidade, e é um método de coleta e verificação de amostra de resultados de um processo, a fim de controlar seu funcionamento e diminuir as falhas decorrentes da sua execução.

As 7 das ferramentas da qualidade foram criadas por Kaoru Ishikawa na década de 50, japonês considerado um dos maiores defensores do controle da qualidade.

É cientificamente comprovado que a organização que possui programas de qualidade de vida ganha com o aumento de produtividade dos colaboradores e consegue ter reduções consideráveis nos percentuais de absenteísmo, turnover e sinistralidade do plano de saúde.

5 passos para realizar o controle de qualidade na sua empresa

  • Analise e padronize os processos. ...
  • Defina a melhor metodologia de trabalho. ...
  • Ofereça capacitações. ...
  • Adote uma comunicação clara. ...
  • Busque sempre a satisfação dos clientes.