São exemplos de tecnologia assistiva na escola?

Perguntado por: ihilario8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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São exemplos de tecnologia assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros.

Podem ser consideradas tecnologias assistivas, exceto:

  • A. Régua.
  • B. Serviço de Comunicação Alternativa.
  • C. Cadeira de rodas.
  • D. Régua em alto relevo.
  • E. Serviço de Equoterapia.

São exemplos de TA no contexto educacional os mouse s diferenciados, teclados virtuais com varreduras e acionadores, softwares de comunicação alternativa, leitores de texto, textos ampliados, textos em Braille, textos com símbolos, mobiliário acessível, recursos de mobilidade pessoal etc.

Ensino híbrido, sala de aula digital, computadores e outros devices, lousa digital e ambiente virtual de aprendizagem são exemplos de tecnologias educacionais. E as instituições de ensino precisam adotar esses recursos se desejam criar um espaço inovador, atrativo e criativo para estudantes e professores.

Trata-se de um conjunto de normas que regula como estabelecimentos públicos ou privados devem garantir o acesso, locomoção e comunicação às pessoas com deficiência.

Já vimos que a classificação da tecnologia assistiva se divide em três grupos: Adaptações físicas ou órteses; Adaptações de hardware; Softwares especiais de acessibilidade.

7) Para o recurso TECNOLOGIA ASSISTIVA escolhido, o que deve o professor estar atento? Resposta Marcada : Sua confecção deve primar pelo baixo custo, mas com alta capacidade de resolução das necessidades do usuário.

fundamentando-se no conceito de TA da CAT, concebe o professor que trabalha com alunos com deficiência e que utiliza práticas e estratégias em prol da sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, como um sujeito que trabalha no âmbito da TA.

6 Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual

  • Bengala Longa. A bengala longa trabalha como extensão do corpo da pessoa com deficiência visual, antecipando obstáculos em seus trajetos e deslocamentos. ...
  • Máquina Braille. ...
  • Vídeo ampliadores portáteis. ...
  • Ampliadores de tela. ...
  • Leitores de tela.

A Tecnologia Assistiva é dividida em dois grandes grupos: Recursos de TA: todo e qualquer item, equipamento, componente, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.

Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:

  • livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
  • desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
  • computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.

3 atividades inclusivas para fazer em sala de aula

  1. 1 Contação de histórias. A contação de histórias é uma maneira universal de trabalhar interpretação e senso crítico. ...
  2. 2 Desenhar o corpo. Essa é uma atividade que ajuda a criança a entender a diferença de maneira real e visual. ...
  3. 3 Guiar os colegas.
  • 5 tendências das novas tecnologias na educação.
  • Realidade aumentada. ...
  • Microlearning – novas tecnologias na educação. ...
  • Comunicação por vídeo – novas tecnologias na educação. ...
  • Celular na sala de aula. ...
  • Novas tecnologias na educação, geração de dados e personalização do ensino.

Tecnologia fixa: martelo, foice ou lápis. Tecnologia suave: SCRUM, planilha ou qualquer tipo de software. Tecnologia dura: PC, televisão ou carro. Tecnologia limpa: plantas especializadas em usinas de reciclagem ou dessalinização de resíduos.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

A tecnologia assistiva é desenvolvida para permitir que pessoas com deficiência consigam utilizar o ambiente digital e físico sem desconfortos, com segurança e autonomia. Esses são os três pilares da acessibilidade que devem nortear qualquer prática e proposta inclusiva.

Várias dessas soluções fazem parte do nosso dia a dia, como os semáforos sonoros, rampas de acesso, ou o corretor automático do teclado – que ajuda, por exemplo, quem tem dislexia. Softwares ampliadores de tela e os elevadores nos ônibus são outros exemplos.

Na atualidade, há diversos programas que podem ser 'adotados' pelas escolas para facilitar e promover a inclusão do aluno com deficiência. Entre as opções, estão o Teclado Virtual e o Head Mouse.

A tecnologia assistiva tem o objetivo de auxiliar indivíduos com os mais variados tipos de deficiência como problemas cognitivos e deficiências motoras.