São exemplos de soluções líquidas?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Tanto o soluto quanto o solvente são líquidos. Alguns exemplos são: água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, e o álcool desinfetante ou álcool combustível, que é uma mistura de álcool e água.

Tipos de soluções
As soluções podem ser classificadas de acordo com o estado físico em que se encontram à temperatura ambiente, sendo essa denominação dada em: sólidas, líquidas ou gasosas.

Como as soluções químicas podem ser classificadas?

  • Soluções sólidas: soluto e solvente formam uma solução sólida. Exemplo: liga de aço (mistura de metais).
  • Soluções líquidas: o solvente está no estado líquido. Exemplo: água e açúcar.
  • Soluções gasosas: solvente e soluto formam uma solução gasosa.

1. Soluções sólidas: Todos os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado sólido na temperatura ambiente. Por exemplo, o latão é uma liga metálica muito utilizada para produzir instrumentos musicais, sendo formado por uma mistura de 95 a 55% de cobre e 5 a 45% de zinco.

Soluções gasosas: todos os componentes se encontram no estado gasoso, elas têm a estrutura típica dos gases, mas com uma diferença, as moléculas na solução não são todas iguais. Exemplo: o ar que respiramos é uma solução gasosa formada basicamente pelos gases nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2).

Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.

As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto. Por exemplo, quando misturamos o sal na água, produzimos uma solução em que o sal é o soluto e a água é o solvente.

E sobre o processo de dissolução do sal na água, ele é um processo que, graças à atração eletrostática entre íons (como o sal) e dipolos (como a água), faz com que os átomos de sódio sejam empurrados para dentro da solução de moléculas de água. Tal força de atração é também governada pela Lei de Coulomb.

Solução Sólida: os componentes desse tipo de solução se encontram no estado sólido (à temperatura ambiente). Solução Líquida: os componentes dessa solução se encontram no estado líquido. Solução Gasosa: todos os componentes dessa solução se encontram no estado gasoso.

Há dois tipos de misturas: heterogêneas e homogêneas. As misturas heterogêneas têm componentes visualmente distinguíveis, enquanto as misturas homogêneas parecem totalmente uniformes. O tipo mais comum de mistura homogênea é uma solução, que pode ser um sólido, um líquido ou um gás.

Uma mistura de soluções de mesmo soluto ocorre quando duas ou mais soluções que apresentam o mesmo soluto e o mesmo solvente são adicionadas em um único recipiente.

As soluções aquosas podem ser ácidas, básicas (ou alcalinas) ou neutras. Quando uma substância se dissolve em água, forma-se uma mistura homogénea que se designa por solução aquosa. A 25 ºC, as soluções com pH < 7 são ácidas, as soluções com pH = 7 são neutras e as soluções com pH > 7 são básicas.

água

Para exemplificar, ao colocar em um recipiente uma determinada quantidade de água (H20) com sal comum (NaCl) tem-se uma solução. O sal é o soluto e a água é o solvente.

Designa-se por soluto qualquer substância que é dissolvida num solvente para formar uma solução. Geralmente, o soluto está presente em solução em menor quantidade do que o solvente. Pode ser um sólido, um líquido ou um gás, mas após a sua dissolução, o soluto assume o mesmo estado físico do solvente.

Por apresentar forma e volume definidos, dizemos que o sorvete encontra-se no estado sólido.

Resposta verificada por especialistas
O conceito de suco refere-se ao líquido de origem vegetal ou animal obtido por destilação, cozimento ou pressão. Suco é um fluido, gerado ao espremer ou esmagar uma fruta. Portanto, o estado físico do suco é Líquido.

Uma substância no estado líquido tem volume definido, mas não tem forma própria, tomando a forma do recipiente em que está contido. Os líquidos não têm a rigidez característica dos sólidos, por isso, a resistência de suas superfícies ou tensão superficial é pequena e os líquidos apresentam o que chamamos viscosidade.

Solução líquida: as soluções líquidas são aquelas onde os componentes estão no estado líquido, também para temperatura ambiente. Solução gasosa: nas soluções gasosas, a temperatura ambiente, os componentes da mistura estão no estado gasoso.

Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.

A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.

O Solvente é um líquido, que geralmente pode ser composto por um único produto químico ou por uma mistura de produtos químicos, sendo usado para dissolver uma substância ou material.