São exemplos de software utilitários?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

SOFTWARE UTILITÁRIO: são programas voltados a atender necessidades do computador / sis- tema operacionais, em geral estão ligados a manutenção. Exemplo: desfragmentador de disco, formatador de disco, limpeza de disco, verificação de erros, compactadores, antivírus.

Os sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS, Android, por exemplo, são softwares de sistema.

Veja os aplicativos da Microsoft para seu computador

  • Microsoft Word.
  • Microsoft Excel.
  • Microsoft PowerPoint.
  • Outlook.
  • Microsoft Edge.
  • OneNote.

Tipos de software e o seu objetivo?

  • Software aplicativo. São aplicações projetadas para resolver problemas específicos dos usuários.
  • Software de programação. ...
  • Software de sistema. ...
  • Software livre. ...
  • Software proprietário. ...
  • Software freeware.

Software Básico

  • Sistemas operacionais;
  • Ambientes operacionais; e Operadores de linguagens.

Software utilitário é aquele que agrega funcionalidades específicas relacionadas ao gerenciamento do computador. Os exemplos mais comuns são os compactadores de arquivos, como WinZip e WinRar, e os antivírus, como Avast, Norton e outros.

São os programas que nos permitem realizar tarefas específicas em um computador. Por exemplo, os sistemas operacionais, aplicativos, navegadores web, jogos entre outros.

Software de base (ou básico): destinados à operação e programação do computador. Ex: sistemas operacionais. Software aplicativo: programas que têm alguma função específica e permitem a realização de tarefas por usuários finais. Em resumo, todos que não são sistemas operacionais.

Com livre acesso ao código fonte e a ajuda de desenvolvedores do mundo todo, o objetivo é aperfeiçoar programas de acordo com as necessidades de seus usuários. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar o Linux, Firefox, LibreOffice, Audacity e o WordPress.

Software Básico
É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável, ou seja, são os programas usados para permitir o funcionamento do hardware.

Existem, basicamente, dois tipos de software: o de sistema e o aplicativo. O primeiro, interage com o computador de maneira mais básica, sendo o sistema operacional um exemplo usualmente conhecido. Já o segundo, como foi dito, tem funções aprofundadas.

1.2 Software
Podemos dividir os Softwares em: - Básico: Sistema Operacional • Windows, Linux, Unix, etc. - Aplicativos: são os programas instalados no computador, exceto o sistema operacional, e possuem função específica. Editores de Texto (Ex.: Word, WordPad, Bloco de Notas, Writer, etc.)

Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora. SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO: são softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.

Software pode ser definido como um conjunto de instruções que permitem ao usuário controlar um aparelho eletrônico. Em um computador, por exemplo, as peças físicas e os periféricos formam o hardware, mas é preciso ter softwares para que os componentes saibam como devem funcionar.

Em Ciência da Computação, entende-se como hardware interno componentes como processador, placa-mãe, memória RAM, placa de vídeo, coolers e ventoinhas, cabos internos, fonte, HD, SSD, unidades ópticas (drives de CD/DVD/Blu-ray), etc.

O software é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são os programas e aplicativos que fazem com a máquina funcione.

- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc. - Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.