São exemplos de riscos causados por aparelhos contaminados?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

São exemplos: pressões anormais, ruídos, temperaturas extremas de frio e calor, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibrações e umidade.

Saiba quais os 5 principais riscos no ambiente hospitalar

  1. Riscos físicos. Os riscos de segurança hospitalar podem ser dos mais variados tipos e os principais deles são os riscos físicos, que, por si só, já podem ser causadores de acidentes. ...
  2. Riscos químicos. ...
  3. Riscos biológicos. ...
  4. Riscos ergonômicos. ...
  5. Risco de acidentes.

Assim, normas de biossegurança englobam todas as medidas que visam evitar riscos físicos (radiação ou temperatura), ergonômicos (posturais), químicos (substâncias tóxicas), biológicos (agentes infecciosos) e psicológicos, (como o estresse).

Os riscos podem ser de caráter físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais.

Segundo a legislação vigente, existem cinco tipos de agentes de risco que o trabalhador pode ser exposto. São eles: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Diferente dos riscos químicos e biológicos, que contaminam o trabalhador após ter o contato, o risco físico normalmente é o agente causador do acidente.

Os dois tipos básicos de risco: especulativo (ou dinâmicos) e puros (ou estáticos) se diferenciam pelo fato de que o primeiro envolve uma possibilidade de ganho ou uma chance de perda, enquanto que o segundo envolve somente uma chance de perda, sem nenhuma possibilidade de ganho ou de lucro.

Os principais riscos biológicos que podem ser encontrados em ambientes de trabalho são os microrganismos, como vírus e bactérias causadores de doenças, parasitas, internos como vermes, externos, como piolhos e protozoários, como o causador da doença de chagas.

Riscos químicos
São substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, ter contato ou ser absorvidas pelo organismo através da pele ou por ingestão. Essas substâncias são amplamente utilizadas em hospitais, a exemplo de: Medicamentos como drogas quimioterápicas.

Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.

São agentes de risco físico: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e quaisquer outras formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores.

Esses riscos ocupacionais são classificados pela NR-9 em cinco tipos: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente. Cada um deles é identificado por uma cor, o que facilita a sinalização de onde cada um possa estar presente.

A contaminação a partir de um produto químico pode acontecer por meio de contato com a pele, inalação ou ingestão e esta contaminação pode acabar causando problemas de acordo com os tipos de agentes, que são os asfixiantes, anestésicos, tóxicos, cancerígenos, irritantes, corrosivos, inflamáveis e alergênicos.

Quais são as vias de penetração dos agentes químicos?

  • contato com a pele;
  • aspiração de gases tóxicos;
  • contato com a mucosa, ao ingerir alimentos ou itens em ambientes nos quais é feito o manuseio de produtos químicos.

Riscos Químicos. Risco Químico: É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.

Analisando seu ambiente de negócios, a Rico considera quatro principais categorias de riscos: Mercado, Liquidez, Crédito e Operacional. É definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado.

Os principais riscos mecânicos são:

  • queda de materiais;
  • cortes;
  • esmagamento;
  • queda do trabalhador;
  • choques;
  • queimaduras.