São exemplos de mentalidade ágil na educação?

Perguntado por: hconceicao4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

A interação face à face, o aprendizado significativo, as equipes autogerenciáveis e o aprendizado incremental e iterativo que exploram a imaginação são princípios ágeis que podem mudar a mentalidade na sala de aula e fazer avançar os objetivos educacionais.”

Os métodos ágeis servem para adaptar o modo de trabalho às condições de um projeto, garantindo maior flexibilidade e rapidez à sua execução. Eles são fruto da Cultura Ágil, conjunto de ideias e práticas que visam a acelerar a inspeção, adaptação, correção e entrega, atendendo assim às demandas do cliente e da empresa.

A mentalidade ágil é um processo de pensamento que envolve compreensão, colaboração, aprendizado e flexibilidade para alcançar resultados de alto desempenho. Ao combinar a mentalidade ágil com processos e ferramentas, as equipes podem se adaptar às mudanças e agregar valor incremental aos clientes.

Confira os principais a seguir.

  1. Scrum. Atualmente, é o tipo de metodologia ágil mais utilizado. ...
  2. Lean. ...
  3. Kanban. ...
  4. Extreme Programming (XP) ...
  5. Feature Driven Development (FDD) ...
  6. Microsoft Solutions Framework (MSF) ...
  7. Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (Dynamic System Development Model)

Além da melhor geração de valor, os métodos ágeis trazem outras vantagens, tais como a flexibilidade, a agilidade e o foco no desenvolvimento do software propriamente dito. Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens possibilitadas pelas metodologias ágeis e como elas podem auxiliar a sua empresa.

A metodologia Agile Scrum é, sem dúvida, o método mais usado nos dias de hoje, principalmente porque pode ser integrado a outros métodos ágeis com facilidade, aplicando-se não só ao desenvolvimento de softwares como a qualquer ambiente de trabalho.

As principais características da metodologia ágil são: mais adaptável às mudanças e inovações, escopo de projeto mais flexível, entregas rápidas de alta qualidade e com mais valor agregado, interação entre equipe e cliente com feedback constante e melhoria contínua.

A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. Com isso, o objetivo é fazer entregas com agilidade (mais rápidas e frequentes), conforme surgem as necessidades do cliente.

Como aplicar a Metodologia Ágil em sua rotina

  1. Dê pequenos passos. As coisas estão esmagadoras hoje. ...
  2. Trabalhe em equipe. O melhor estilo de trabalho baseado no ágil valoriza as pessoas sobre o processo e prioriza a equipe. ...
  3. Coloque em prática o hábito de testar. ...
  4. Ajude os outros. ...
  5. Foque na melhoria contínua.

Para implementar metodologias ágeis em seu negócio, identifique quem será o funcionário responsável por coordená-las. Depois disso, selecione o espaço de trabalho: ele será virtual ou físico? Se será virtual, qual servidor será usado? Depois, é só reunir as tarefas e começar a aplicar os métodos.

Os quatro valores do manifesto ágil

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. ...
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente. ...
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos. ...
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Com a adoção do mindset ágil, é possível ser mais produtivo no trabalho e fazer uma gestão mais eficaz do tempo e dos recursos disponíveis, visando sempre realizar entregas frequentes, a flexibilidade dos processos, a colaboração e a qualidade.

A equipe de desenvolvimento ágil precisa entender o conceito de pronto dentro do projeto. É importante essa interpretação, pois vai definir o incremento de produto potencializado e adequado ao ambiente, tendo a consciência de que cada etapa deve seguir os métodos ágeis.

Sendo assim, o RH Ágil é baseado nos pilares de: redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, motivação intrínseca e mais.

Portanto, são consideradas metodologias ou frameworks ágeis:
Scrum; Scaled Agile Framework (SAFe); Feature Driven-Development (FDD); Test Driven Development (TDD);

Qual das alternativas abaixo NÃO é considerada um método ágil? Kanban.

Elas permitem que os projetos de uma organização sejam sempre desempenhados de forma dinâmica, permitindo mais adaptação aos contextos externos e, consequentemente, capacidade para inovar.

Princípio Ágil 12
Em intervalos de tempo regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais efetiva e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

O uso de metodologias ágeis permite alcançar melhores resultados, pois nutre a equipe de informações claras e objetivas e concentra todos os esforços em prol do objetivo final.

“Agilidade é a habilidade que uma organização tem de reagir e se adaptar a mudanças no seu ambiente de forma mais rápida do que a taxa dessas mudanças.” Agilidade, em outras palavras, é a habilidade de entregar valor aos clientes, em um ambiente dinâmico, com incerteza, volatilidade, mudanças e adaptação constante.

12 princípios do Manifesto Ágil
“Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado” “Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente”