São exemplos de mensagens paradoxais?

Perguntado por: opereira5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por exemplo: A alegria e a tristeza habitam o meu peito diariamente. Veja que, nesse enunciado, há uma antítese, pois “alegria” e “tristeza” são substantivos opostos. Apesar disso, não há contradição na frase, pois é aceitável que, em um mesmo dia, uma pessoa possa sentir alegria e também tristeza.

Resposta: b) Estamos vivendo uma guerra pacífica. explicação: o paradoxo consiste na expressão de uma ideia contrastante(em que há oposição)!

Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Paradoxo

  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.

Tipos de Mensagem

  • Datagrama.
  • Mensagens de Pedidos.
  • Mensagens de Resposta.
  • Mensagens de relatório. Tipos de Mensagem de Relatório. Opções da Mensagem de Relatório.

Perguntas paradoxais nada mais são do que aquelas que parecem sem resposta, pois afirmar algo seria, em certa medida, negar uma outra ideia que também parece verdadeira.

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

A idéia é ter uma galeria ou imagens de paradoxos de forma aleatória. A justificativa parte do princípio que como um paradoxo não tem uma resposta lógica ele incentiva a criação de idéias "fora da caixa".

3. Um ser onipotente seria capaz de criar uma pedra tão pesada que nem ele é capaz de erguer? Ou: “por que o demônio existe se Deus é onipotente?” e “como pode existir livre arbítrio se Deus é onisciente?” Essas são perguntas que dividem pessoas que acreditam em seres supremos e pessoas que não.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Perfeito paradoxo: figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contraditória.

O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.

O paradoxo seria a impossibilidade de acordo com as próprias leis. Contradição vem de "contradizer". Dizer algo ao contrário. Ou seja, afirmar o oposto daquilo afirmado previamente.

O paradoxo formulado por Zenão é o seguinte: cada vez que Aquiles percorre determinada distância num espaço de tempo, a tartaruga já percorreu uma outra distância.

Em 1901, enquanto trabalhava em seu livro Os princípios da Matemática, Bertrand Russell descobriu um paradoxo que expunha uma falha nos fundamentos da Teoria dos Conjuntos, de Georg Cantor – o que abalou o mundo da matemática e levou cientistas a repensarem a lógica moderna.

Esse paradoxo consiste em perguntar que se existissem duas pessoas capazes de ler a mente uma da outra, neste caso quem estaria pensando e quem estaria lendo? Já que as duas estariam lendo a mente e não pensando por si mesmas.