São exemplos de líquidos Não-voláteis?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Combustíveis não voláteis – Nesse grupo estão os combustíveis que precisam ser aquecidos acima da temperatura ambiente para que possam soltar os vapores com capacidade de se inflamar. Alguns exemplos são o óleo lubrificante, óleo combustível e o querosene.

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. Um bom exemplo é o álcool.

Obs.: Soluto não volátil é toda substância que possui elevado ponto de ebulição e baixo ponto de fusão e que é capaz de dissolver-se em um determinado solvente. De uma forma geral, quando um soluto não volátil é adicionado a um solvente, ele dificulta a evaporação do solvente.

Portanto concluímos que solutos não voláteis são aqueles que não evaporam sem que haja um aquecimento sobre o mesmo. Para responder essa questão devemos aplicar nosso conhecimento em química. Um soluto não volátil é aquele que possui um ponto de ebulição muito alto, logo possui uma dificuldade para evaporar.

Para isso, podemos classificar os ácidos de duas maneiras diferentes: Voláteis: São os ácidos que possuem um baixo ponto de fusão, passando facilmente para o estado gasoso. Exemplo: Ácido clorídrico (HCl). Fixos: São aqueles que não possuem facilidade em passar para o estado gasoso.

Os solutos não voláteis podem ser moleculares ou iônicos.

Assim, observamos que a água tem menor volatilidade e menor pressão de vapor do que as outras substâncias. Como resultado, apresenta maior temperatura de ebulição.

Quando consideramos diversos líquidos diferentes, notamos que o mais volátil será o que tiver maior pressão de vapor. Por exemplo, digamos que há três recipientes abertos, sendo que no primeiro, temos água; no segundo, temos álcool (etanol); e no terceiro, temos éter (etoxietano), todos na mesma quantidade.

Os compostos orgânicos voláteis são parte de uma ampla classe de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, incluindo seus derivados halogenados, álcoois, cetonas e aldeídos. Têm grande importância, na medida em que direta ou indiretamente afetam as mudanças climáticas e a saúde humana.

Entre os voláteis mais comuns estão o azoto, a água, o dióxido de carbono, o amoníaco, o hidrogénio, o metano e o dióxido de enxofre.

Os compostos orgânicos voláteis (COV) são produtos químicos orgânicos libertados sob a forma de gases a partir de sólidos ou líquidos que poluem o ar e podem ser prejudiciais à saúde.

A substância mais volátil é a que tem a maior facilidade pra evaporar, isso é: a que tem a pressão de vapor mais alta! Daí fica fácil de ver que é a substância 1, pois se compararmos todas na mesma temperatura a 1 é a que tem a maior pressão de vapor sempre.

De acordo com esta ordem, a acetona tem o menor ponto de ebulição, portanto, vai se evaporar primeiro, e a glicerina, que possui o maior P.E., é a substância que vai se evaporar por último e permanecer até o final.

Após compreender o que é a pressão máxima de vapor, podemos entender a tonoscopia. Quando adicionamos um soluto não volátil a um solvente, ao dissolver-se, o soluto eleva o ponto de ebulição do solvente (devido à interação entre as partículas), diminuindo, consequentemente, a pressão máxima de vapor.

Quando um soluto não volátil é adicionado a um determinado solvente puro, uma solução é formada e suas propriedades físico-químicas podem ser alteradas. Este fenômeno é denominado efeito coligativo das soluções.