São exemplos de identidade social?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Exemplos clássicos são as identidades nacionais e as identidades de classe. Assim, filhos de pais alemães, nascidos em solo alemão, podem se sentir parte de um grupo maior, os “alemães”, aos quais se sentem ligados pelo destino histórico, ainda que, na realidade jamais venham a conhecer a maioria.

Existem diferentes tipos de identidade, como, por exemplo: Identidade pessoal. Identidade social. Identidade cultural.

Em linhas gerais, a teoria da identidade social consiste em uma perspectiva das relações intergrupais que integra o comportamento individual ou interpessoal com os processos sociais e contextuais visando o entendimento dos conflitos intergrupais, e por isso os conceitos de categorização e comparação social aparecem ...

Morin (2002) observa que a nossa identidade humana é constituída numa relação dialógica da tríade indivíduo/espécie/sociedade.

A identidade social é "a representação que um indivíduo dá a si mesmo por pertencer a um grupo" (Tajfel apud Whetten e Godfrey, 1998). Nesse sentido, ela é o fruto da interação dos mecanismos psicológicos e dos fatores sociais.

As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.

A identidade social é, pois, construída pelos sujeitos sociais de acordo com uma perspetiva interacionista, através da qual as expectativas que os membros do grupo têm sobre os papéis a serem desempenhados pelos sujeitos constituem os pilares de sustentação.

No caso da busca da Identidade do Brasil e do brasileiro, esses fatores aparecem de maneira bastante marcante. Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.

Identidade Social
Este, designa o sentimento de pertencimento à determinado grupo social e vai sendo construindo através das interações sociais que os indivíduos desenvolvem durante a vida. Interessante notar que pertencemos a diversos grupos sociais por exemplo, a família, o trabalho, a religião, dentre outros.

Toda identidade cultural é amplamente definida por alguns dos seguintes elementos:

  • Língua. Uma porcentagem importante de toda a identidade cultural reside na língua , ou seja, na língua que é falada, mas também nos dialetos geográficos e sociais com os quais essa língua é falada. ...
  • Religião . ...
  • Etnia. ...
  • Classe social .

Estudiosos da cultura nacional chamam a atenção para um fenômeno característico da formação do povo brasileiro: a miscigenação. Historicamente, somos fruto da mistura das culturas negra, indígena e europeia, e essa mistura seria, em grande medida, definidora da nossa identidade.

São exemplos de identidade social, EXCETO: R: Compreensão de si. 7. As representações sociais tem o papel de: R: Familiarizar os indivíduos ou grupos com conceitos e fenômenos novos; 8.

Identidade social
Pode ser construída de forma individual ou coletiva. Existem vários fatores que influenciam a identidade social, porque afetam as suas interações em um sistema social, como por exemplo: a idade, gênero, classe social, nacionalidade, etc.

A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...

Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.

A teoria da identidade social tem sua origem na psicologia social e busca compreender quais aspectos psicológicos unem um grupo e o que faz com que ele seja reconhecido enquanto tal por outros.

Quando falamos em “identidade” ou identidades” devemos sempre estar bastante atentos (as), pois trata-se de um tema que envolve comportamentos, sentimentos, o modo de ser, de viver e de amar de cada um, e tudo isso é “carregado” de uma história de vida, ocorrida dentro de um determinado contexto social, com laços ...

A identidade nacional é construída, dialogicamente, a partir de uma autodescrição da cultura. Dois grandes princípios regem as culturas: o da exclusão e o da participação. Com base neles, elas autodescrevem-se como culturas da mistura ou da triagem. A cultura brasileira considera- se uma cultura da mistura.