São exemplos de hidrocarbonetos?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, com fórmula geral: CxHy. Trata-se de uma extensa quantidade de substâncias, cujo as mais conhecidas são constituintes do petróleo e gás natural.

Os hidrocarbonetos recebem um prefixo de acordo com o número de carbonos, e as ramificações e insaturações também são nomeadas e localizadas. Os hidrocarbonetos de cadeia aberta compõem as funções alcanos, alcenos, alcadienos e alcinos, que se diferenciam pelo número de insaturações.

Hidrocarbonetos saturados são hidrocarbonetos cujos átomos de carbono se interligam apenas com ligações simples. São representantes desta categoria os alcanos e os cicloalcanos. Alguns dos alcanos são o metano, o etano, o propano e o butano.

Hidrocarbonetos. Eles são formados exclusivamente por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), com fórmula geral: CxHy. Assim, a cadeia principal é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente.

Os hidrocarbonetos aromáticos são divididos em monocíclicos e policíclicos. Os hidrocarbonetos aromáticos monocíclicos são os que possuem somente um anel de benzeno. Eles podem possuir ramificações saturadas e insaturadas. Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são os que apresentam vários anéis de benzeno.

Hidrocarbonetos são substâncias que apresentam apenas carbono e hidrogênio em sua composição. Esses compostos podem ser representados genericamente por CxHy e, em sua nomenclatura, levam o sufixo o.

Resposta: Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.

Entre os componentes mais tóxicos estão o benzeno, tolueno e xilenos.

Exemplos de hidrocarbonetos

  • o metano, ou gás natural, usado em veículos;
  • o propano e o butano, usados em gás de cozinha;
  • o octano, ou gasolina; o etanol, ou álcool etílico, presente em bebidas e perfumes, entre outros produtos;
  • a propanona, ou acetona.

Os hidrocarbonetos do petróleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromáticos. Entre esses os predominantes são os n-alcanos e os alcanos com cadeia ramificada.

O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica. As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.

Hoje, vamos falar um pouco sobre o Benzeno, o primeiro composto dos hidrocarbonetos monoaromáticos. Descoberto em 1825 por Michael Faraday (1791 – 1867) em um gás de iluminação usado em Londres, o nome benzeno deriva do ácido benzoico.

Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.

A principal fonte de hidrocarboneto é o petróleo. Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos. Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.

benzeno

O benzeno é um hidrocarboneto aromático de fórmula molecular C6H6 e massa molar 78,11 g/mol. É considerado uma substância-base para os compostos aromáticos, por ser o mais simples desse grupo de compostos.

A função dos hidrocarbonetos engloba todos os compostos orgânicos que possuem suas moléculas formadas apenas por carbono e hidrogênio. Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY.