São exemplos de gêneros textuais Injuntivos?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Exemplos de textos injuntivos

  • Exemplos de textos injuntivos.
  • Mensagem religiosa doutrinária.
  • Instruções.
  • Manuais de uso e/ou montagem de aparelhos e outros.
  • Receitas de cozinha e receitas médicas.
  • Textos de orientação comportamental.

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto dissertativo expositivo.
  • Texto dissertativo argumentativo.
  • Texto explicativo injuntivo.
  • Texto explicativo prescritivo.

São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas. Elas definem e diferenciam o texto a partir da estrutura e dos aspectos linguísticos.

Injunção: Os textos injuntivos têm por finalidade instruir o interlocutor, utilizando verbos no imperativo para atingir seu intuito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais etc.

O texto injuntivo é um tipo de texto que consiste em instruir o público-alvo sobre a realização de determinadas ações. O texto injuntivo é muito comum em nosso cotidiano, principalmente em manuais de instruções, receitas e textos religiosos ou motivacionais.

Os textos injuntivos são aqueles que apresentam o passo a passo para a realização de uma tarefa, sendo que essa instrução pode ser verbalmente ou de modo não verbal. Diante dos textos expostos é possível identificar como textos que não pertencem a tal categoria as fábulas, sendo as mesmas textos narrativos.

Pode haver também uma sequência injuntiva (indicação de como ou do que se deve fazer) ou uma argumentativa (apresentação de uma tese, defesa ou rejeição, contra-argumentação e conclusão) ou, ainda, uma explicativa (explicação de um problema apresentado).

Trata-se de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

O Bilhete é um tipo de texto cotidiano muito frequente empregado em contextos informais e escrito entre pessoas que possuam um grau de afetividade. Em resumo, são textos comunicativos que contém mensagens simples os quais são escritos em pequenos papéis e enviados para a amiga de escola, irmão, mãe, dentre outros.

Os tipos textuais e os gêneros textuais
Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

Carta é um texto cuja finalidade é estabelecer um diálogo entre duas partes distintas, podendo ser com um interlocutor próximo ou distante do convívio do autor. A carta é uma das modalidades textuais mais antigas do mundo e continua a ser utilizada em diversos contextos e situações.

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Os gêneros textuais são descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo, narrativo e injuntivo. O descritivo tem como objetivo descrever um lugar, uma pessoa, objeto, um fato, dentre outros. Como exemplo temos as notícias, currículos, lista de supermercado, diário, etc.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

Embora eles sejam bem parecidos, existem algumas diferenças que nos permitem identificá-los: enquanto o texto injuntivo informa, ajuda, aconselha, recomenda e propõe, o texto prescritivo obriga, ordena, impõe, exigindo que as determinações sejam cumpridas rigorosamente.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Os textos injuntivos informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma liberdade de atuação ao interlocutor. Os textos prescritivos obrigam, exigem, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem margem para alterações.

A bula de remédio é também um texto instrucional cuja finalidade é informar tecnicamente as pessoas e orientá-las na utilização dos medicamentos receitados pelos médicos.