São exemplos de despesas indiretas?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

impostos, material de escritório, comunicações, depreciação de máquinas e equipamentos etc.

Custos diretos e indiretos: qual a relação? Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou prestação de serviço de uma empresa. Por sua vez, os custos indiretos são aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço.

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

Para identificar um custo indireto, basta elencar todas as despesas que não são necessárias estritamente para o desenvolvimento do produto ou serviço.

O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

Material Indireto: todos os materiais que não fazem parte do produto final. MRO: Manutenção, Reparos e Operações engloba todo material indireto não relacionado diretamente ao produto e serviços que são vitais para o contínuo funcionamento da indústria.

Os custos indiretos de fabricação orçados variáveis para a produção efetiva são obtidos pela multiplicação do unitário pela produção efetiva do período em questão, e correspondem ao orçamento se fôsse possível conhecer antecipadamente a produção efetiva.

O lucro pode ser tanto pretendido diretamente, como indiretamente. Um exemplo de lucro direto é a venda de obra de forma não autorizada, ao passo que existiria lucro indireto na situação em que um restaurante utilize, sem autorização, músicas para sofisticar o ambiente e atrair mais clientes.

Mão de Obra Indireta (MOI) - São os funcionários que atuam na administração, atendimento, vendas e suporte à produção, cujas horas trabalhadas não são faturadas diretamente aos clientes. Exemplos: gerente, consultor de serviço, encarregado de garantia, etc.

Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária.

BDI, Bonificação ou Benefícios e Despesas Indiretas, é a parte do preço de cada serviço, expresso em percentual, que não se designa ao custo direto ou que não está efetivamente identificado como a produção direta do serviço ou produto.

O BDI inclui todos os custos que vão além da mão-de-obra e do material, como seguro, transporte e impostos que incidem sobre o trabalho. Cada projeto deve calcular seu próprio BDI, já que o índice não é absoluto e varia de acordo com as condições do serviço.

Assim, um operário têxtil, um cortador de tecido ou aquele trabalhador que limpa um tecido são exemplos de mão de obra direta. Pelo contrário, os trabalhadores que não atuam expressamente na elaboração de um produto, mas que são importantes de alguma maneira, constituem a mão de obra indireta.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

O que são despesas diretas
Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. Isso mesmo! As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.