O que são custos de 3 exemplos de custos?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Custos variáveis: são aqueles que variam de acordo com a quantidade de serviços ou produtos vendidos. Em outras palavras, se as vendas aumentam, os custos também. Por exemplo, as matérias primas, embalagens, mão-de-obra temporária, e outros custos.

Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.

Definição de Termo: Custo. O valor monetário ou preço de uma atividade ou componente do projeto que inclui o valor monetário dos recursos necessários para realizar e terminar a atividade ou o componente ou para produzir o componente.

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

O que é custo direto? O custo direto é aquele determinado necessariamente pela produção, como com a compra de matéria-prima. Trata-se de um valor fácil de determinar, sem a necessidade de muitos cálculos. Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta.

É o caso do aluguel, salário dos funcionários, seguros e etc. Já os custos variáveis são aqueles que variam conforme o nível de produção ou venda da empresa, como o valor pago aos fornecedores de insumos e matérias-primas, bem como de frete e embalagem de pedidos, entre outros.

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros. Exemplos de despesas variáveis: são um pouco raras, mas a participação sobre o lucro da empresa destina aos departamentos que não estão diretamente ligados à produção pode ser considerada uma despesa variável.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.

Exemplos de custos indiretos

  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

Tradicionalmente, classificam-se os sistemas de produção de acordo com três categorias: sistema de produção contínua, sistema de produção intermitente, e sistema de produção para grandes projetos.

Conheça os principais custos operacionais da sua empresa

  • Salários. O êxito de uma empresa está intimamente ligado à equipe que desenvolve a sua atividade fim. ...
  • Água, luz e despesas de funcionamento. ...
  • Impostos e taxas. ...
  • Multas. ...
  • Contratos com fornecedores.

Custos Comuns: são os custos originados em dois ou mais departamentos ou fases de produção onde não se pode determinar qual parcela do custo corresponde exatamente a cada departamento ou fase de produção.

Os custos de produção incluem todas as despesas necessárias para fabricar um produto ou prestar um serviço, desde o custo da matéria-prima até o custo da mão-de-obra. São divididos em fixos e variáveis. Os fixos são os valores que possuem nenhuma ou pouca variação, independente do volume de produção.

Os custos diretos são aqueles que têm relação direta com o produto ou a atividade principal de uma empresa. Enquanto isso, os indiretos, como você já sabe, são os que não têm essa ligação estreita com os serviços e produtos vendidos, mas fazem parte do funcionamento do negócio.

Já sabe o que é estrutura de custos? Calculados todos os custos — fixos, variáveis e de marketing —, você terá a estrutura de custos da sua empresa pronta. Assim, planejar ações, prever seu fluxo de caixa e garantir a saúde financeira do seu negócio vai se tornar mais simples. Quer colocar tudo isso em prática?

Continuar lendo São exemplos de custos?