São exemplos de custo fixo é variável?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros. Exemplos de despesas variáveis: são um pouco raras, mas a participação sobre o lucro da empresa destina aos departamentos que não estão diretamente ligados à produção pode ser considerada uma despesa variável.

Custos fixos são aqueles que não têm variação, independentemente do volume de produção ou vendas de uma organização em um período específico ou mesmo com as mudanças de atividades comerciais. Entre os principais exemplos estão aluguel, salários dos colaboradores, seguros, contas de serviços essenciais, etc.

Ao contrário do custo fixo, os custos variáveis, como o próprio nome sugere, são aqueles que variam de acordo com a produção ou vendas da empresa. Nesse sentido, tratam-se de custos que estão ligados diretamente à operação da organização. Ou seja, quanto maior a produtividade, maior os custos variáveis.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Custos variáveis: são aqueles que variam de acordo com a quantidade de serviços ou produtos vendidos. Em outras palavras, se as vendas aumentam, os custos também. Por exemplo, as matérias primas, embalagens, mão-de-obra temporária, e outros custos.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.

Os custos fixos são aqueles que não mudam independentemente da quantidade de produtos ou serviços vendidos, como aluguel, salários de funcionários e contas de energia elétrica. Os custos variáveis são aqueles que mudam com a quantidade de produtos ou serviços vendidos, como materiais de produção e transporte.

O custo fixo nada mais é que aquele apresenta pouca variação em relação a produção, ou seja, não é impactado pela atividade-fim da empresa. Exemplos simples de custos fixos são aluguéis, salários, despesas com contador e advogados, encargos sociais, materiais de limpeza, materiais de escritório.

O preço fixo é um preço que se sobrepõe a todas as outras configurações de preços existentes numa tabela de preços. Desse modo, o preço fixo se sobrepõe ao preço base, mesmo em casos que uma regra de preço tenha sido configurada.

O custo fixo é todo o gasto que não é afetado pelo aumento ou diminuição da produção de produtos ou prestação de serviços da empresa. Ou seja, ele não oscila mesmo que a companhia produza mais ou preste mais serviços em um determinado período de tempo.

São exemplos de custo variável:
matéria prima; custos com logística e entrega; comissão de vendas; taxas de remessa.

São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

Exemplos de custos semivariáveis ou semifixos
Quando o pagamento de água e luz estão relacionados à produção do produto ou serviço, há um valor fixo pago para os distribuidores. E à medida que é necessário mais água ou luz para a produção, esses gastos também aumentam.

Despesas variáveis são aqueles gastos que têm relação direta com o negócio da empresa. No caso de uma revendedora de automóveis, podemos citar a comissão dos vendedores, que varia de acordo com as vendas de cada período, por exemplo. Assim, quanto mais carros são vendidos, maior é a gratificação a ser paga.