São exemplos de contas de provisão?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Envolve valores que financeiramente ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Por exemplo: provisão para 13º salário, provisão para Imposto de Renda, entre outras. “Provisões Contábeis são despesas que, mesmo que ainda não pagas, configuram-se como ocorridas.

Um exemplo de provisão para contingências pode ser uma ação fiscal ou trabalhista que a empresa venha a sofrer. Embora ainda não saiba o valor ou o prazo em que deverá pagar a obrigação, a companhia sabe que o passivo existe e que, mais cedo ou mais tarde, os recursos deverão ser desembolsados.

Significado de Provisão
substantivo feminino Ação de prover, de abastecer com o necessário; abastecimento. Produtos alimentícios necessários ao sustento de uma pessoa, comunidade ou família, durante um período de tempo; reserva.

Portanto as provisões são indedutíveis para fins de apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro, exceto as provisões de férias, 13º salário e as provisões técnicas de companhias de seguro, capitalização.

As provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência (accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação.

Se você deseja realizar um provisionamento, é importante seguir três condições fundamentais para que o procedimento funcione: precisa ser uma obrigação como resultado de um evento passado; deve existir uma saída de recursos para que a provisão seja liquidada; a estimativa do valor deve ser feita com confiabilidade.

O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual. Quando os salários são reajustados, deverá ser complementada a provisão.

As provisões devem ser reconhecidas quando estiverem presentes três requisitos abaixo:

  1. Obrigação presente oriunda de eventos passados;
  2. Provável saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços para extinção da obrigação;
  3. Seja possível fazer uma estimativa confiável do valor da obrigação.

Provisões são passivos com prazo ou valor incerto. liquidação duvidosa, inclusive os créditos de dívida ativa. No PCASP, tais ajustes são reconhecidos como contas redutoras do ativo. a pagar e décimo terceiro salário, embora algumas vezes seja necessário estimar o valor ou prazo desses passivos.

O que é provisionamento? Provisionamento consiste em garantir que seja realizada uma reserva de dinheiro para que gastos previstos sejam honrados no futuro. Dessa forma, são gastos que estão relacionados a eventos de aumento no passivo (obrigações) ou de redução no ativo (bens e direitos) da empresa.

A provisão financeira é um instrumento contábil que deve ser mobilizado a fim de criar um fundo para que sejam supridas despesas que ainda não ocorreram, mas que são previstas, e para cobrir despesas que ainda não ocorreram, mas que não são previstas.

Como há gastos que sempre tendem a aumentar, é preciso pensar o provisionamento já considerando um pequeno aumento neste tipo de despesa, para que a empresa não seja pega de surpresa. O importante é que as estimativas sejam feitas com confiabilidade e segurança para evitar problemas no pagamento de possíveis dívidas.

São dedutíveis as provisões técnicas das companhias de seguro e de capitalização, bem como das entidades de previdência privada, cuja constituição é exigida pela legislação especial a elas aplicável (art. 336 do RIR).

Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade, saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.

O CPC 25 traz a seguinte definição: Provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

São despesas não dedutíveis no lucro real, também, as contraprestações de arrendamento mercantil e do aluguel de bens móveis ou imóveis, exceto quando intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e serviços; as despesas de depreciação, amortização, reparo, manutenção, conservação, impostos, ...

Definição - O que é Provisão de venda
Previsão realizada para calcular quanto será vendido e dessa forma ter todos os materiais necessários para produção.

A provisão fiscal é a quantia estimada do imposto de renda que uma empresa é legalmente obrigada a pagar a Receita Federal durante o ano corrente.

Provisão é uma reserva de um valor para pagamento de despesas previstas.

Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. Provisões são estimativas realizadas em relação a valores que provavelmente serão perdidos no futuro, porém, há incertezas em relação ao montante ou a data em que a perda se efetivará. Logo, trata-se de um passivo de prazo ou valor incerto.