São exemplos de contas de ativo?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Os principais exemplos de ativos financeiros são Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), entre outros. Há também os de renda variável, como Ações, Fundos de Investimento e Exchange Traded Funds (ETFs).

a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.

O maior ativo de uma empresa são as pessoas! É através delas que a organização alcança seus objetivos e obtém maior lucratividade e produtividade. Podemos concluir que as empresas só existem pois são feitas por pessoas e para pessoas!

Exemplos de ativos circulantes
Matéria-prima; Produtos inacabados; Mercadorias prontas para a revenda; Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);

Os ativos e passivos financeiros são nomes dados ao dinheiro gerado ou gasto. Em resumo, os ativos são tudo aquilo que gera dinheiro. Por outro lado, os passivos financeiros são os gastos de uma empresa ou de uma pessoa. Ou seja, enquanto os ativos fazem com que você tenha mais dinheiro, os passivos tiram seu dinheiro.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Existem três tipos principais de passivos: passivos circulantes, não circulantes e contingentes. Passivos são obrigações legais ou dívida.

As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

Principais exemplos de ativos não circulantes
Investimentos de longo prazo; Propriedade intelectual (como a marca e patentes); Imóveis; Equipamentos.

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias. Também representam os direitos - as dívidas a receber. Estes dois fatores representam quantias que podem convertidos em meios monetários e afetar a liquidez da empresa. Já os passivos são as obrigações.