São exemplos de coesão referencial?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

- Vitória chorou. Ela não gosta de ser contrariada. Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora.

A coesão textual é como uma costura que liga as ideias de um texto por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais. Ela garante a harmonia e a conexão lógica entre as frases, o que colabora para uma melhor compreensão por parte do leitor.

Coesão referencial: "É responsável por um método que confere e integra a relação entre as palavras e frases. Porém, nas Figuras de Sintaxe ou figuras de construção esses elementos predominam. Pode ocorrer coesão referencial em elipses, anáforas, catáforas, contiguidades e reiterações."

Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda. O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço.

Expressões referenciais podem ser usadas para introduzir entidades em um discurso ou podem fazer referência a entidades já mencionadas, podendo fazer uso de redução lexical, como em: “O Eurocenter oferece cursos de Japonês na bela cidade de Kanazawa.

Além da coesão sequencial, temos a "coesão referencial" que acontece por meios de elementos textuais chamados de "referentes". Estes são retomados no texto e, da mesma forma que a sequencial, colabora com a articulação das frases e dos parágrafos.

Coesão referencial por substituição
A substituição de um termo ocorre quando uma palavra ou substantivo é retomado ou sucedido. No caso da retomada, tem-se a anáfora citada anteriormente no texto. Em caso de sucessão existe a catáfora também mencionada acima.

A coesão textual é um fenômeno linguístico caracterizado pela articulação entre elementos de um texto. Na coesão referencial, um elemento do texto retoma outro. Na coesão sequencial, há uma relação semântica entre partes de enunciados durante o sequenciamento de ideias.

A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto.

A referenciação é uma atividade discursiva que consiste na construção e reconstrução de objetos-de-discurso caracterizada pela retomada de elementos no texto. Este artigo analisa a referenciação realizada por meio de uso de expressões pronominais, adverbiais, sinônimos etc.

Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto. Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo). É quando um termo que já foi dito é recuperado. A indústria automobilística não cresceu em 2019.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

A coesão referencial é construída pela menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto, chamados de termos anafóricos (elementos já citados no texto) e termos catafóricos (elementos que serão citados na sequência do texto).

A coesão por referência sempre vai atuar com um termo que substitui o outro . As referências podem ter duas classificações: exofórica (quando se reporta a um dado externo) e endofórica (quando se reporta a um dado interno no texto).

"De um modo mais geral, tal como tem sido tratada na literatura da referenciação, a cadeia referencial constrói-se quando os referentes se introduzem e se desenvolvem no texto, podendo ser mencionados na continuidade do texto, ou podendo servir de base para a aparição de mais outro(s) referente(s).

O referencial bibliográfico deve ser apresentado por ordem alfabética, indicando autor ou autora, nome do livro ou título do artigo, local, edição e páginas que foram consultadas.

O referencial teórico, também chamado de referencial bibliográfico, é um resumo do que já foi falado sobre o tema. Quando você vai desenvolver uma pesquisa — um trabalho de conclusão de curso, por exemplo — precisa consultar o que outras pessoas falaram, que experimentos e resultados já obtiveram e assim por diante.