São exemplos de antonomásia?

Perguntado por: eamorim8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos
  • Filho de Deus (Jesus Cristo)
  • O Apóstolo dos Gentios (São Paulo)
  • O Estagirita (Aristóteles)
  • Dama de Ferro (Margaret Thatcher)
  • Rei do Futebol (Pelé)
  • El Diez (Diego Maradona)
  • O Bardo (William Shakespeare)
  • Il Duce (Benito Mussolini)

Sendo assim, podemos dizer que a Sinédoque é uma figura de inclusão em que ocorre substituição da parte pelo todo, ou vice-versa. Em exemplos práticos, é o que acontece com: chaminé pela fábrica, o telhado pela casa, o singular pelo plural, a substância pelo produto, a nação pelo governo, o gênero pela espécie.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Resposta verificada por especialistas. Entre as orações do enunciado a única que apresenta uma perífrase (antonomásia) é a LETRA B: "Foi salvo pelo melhor amigo do homem."

A metonímia possui duas variações: antonomásia, que toca uma expressão ou palavra por outro nome que tenha algum tipo de relação entre si. E a metalepse, que substitui o termo antecedente pelo consequente. Exemplo de Antonomásia: O “Apóstolo dos gentios” revolucionou o mundo com a sua pregação.

Nesta sentença, a expressão “poeta dos escravos” foi usada para designar o poeta “Castro Alves”, que se tornou conhecido por escrever “O Navio Negreiro”, poema épico-dramático que denuncia a escravização e o modo de transportar os negros para o Brasil, apesar de já vigorar aqui a Lei Eusébio de Queiroz.

Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios). Note que a perífrase é também chamada de circunlóquio uma vez que apresenta um pensamento de modo indireto, com rodeios. Do grego, a palavra “períphrasis” significa o ato de falar em círculos.

A sinédoque é a parte pelo todo: “Em que onde falta pão, todos falam e ninguém tem razão”. Pão, aqui, simboliza a comida comprada com dinheiro fruto do trabalho. Ocorre antonomásia quando se transfere o valor semântico de um nome próprio para um nome comum que contenha uma característica que remeta ao nome próprio.

Exemplos do uso de hipérbole
Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série! Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...

Pleonasmo é uma figura de estilo que consiste em usar uma expressão redundante para reforçar uma ideia. Por ser um recurso construído com base na estrutura da frase, geralmente é classificado como figura de sintaxe ou construção.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Exemplo: Cheguei, tirei os sapatos, respirei fundo e me joguei no sofá. Há aqui quatro orações, cada uma delas com sentido completo. Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá).

c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

Alternativa b: Foi salvo pelo melhor amigo do homem. A antonomásia, também chamada de Perífrase, é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra(s) que a identifique. Neste caso, “o melhor amigo do homem” substitui a palavra “cão”.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

O que é Metáfora e Metonímia:
Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras. A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana.