São consideradas medidas de prevenção na operação de guindaste?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Somente operadores treinados e qualificados devem dirigir guindastes. Nunca ultrapassar a capacidade nominal da maquina. Manter informações sobre qualquer falha ou dano com o guindaste. Aguardar o conserto dos defeitos, para depois continuar o trabalho.

A melhor maneira de prevenir-se contra o tombamento do guindaste, é NUNCA exceder as capacidades tabeladas e fazer um patolamento “honesto”.

O principal risco na operação de um munck é o tombamento. Por isso, é importante mantê-lo em local plano. O terreno de apoio deve ser firme. Em caso de necessidade, utilize calços resistentes.

- Antes do início da movimentação de carga, deve-se assegurar através de lista de verificação que o equipamento está em condição de uso; - O Rigger e o operador de guindaste devem estar portando seus documentos válidos, autorizando-os a executarem a atividade.

A manutenção preventiva de guindaste serve para evitar grandes danos à estrutura do equipamento, assim como para garantir a segurança de seu operador e da atividade o qual ele está sendo utilizado.

Cuidados com a empilhadeira
Faça uma inspeção visual no equipamento, em busca de possíveis anormalidades. Verifique o peso das cargas antes de levantá-las. Em caso de dúvidas, chame o supervisor. Limpe a empilhadeira ao final do trabalho, de forma que o colega receba um equipamento limpo ao iniciar seu turno.

Manter os equipamentos em bom estado de conservação também é fundamental para evitar esses riscos na atividade de movimentação de cargas. Faça manutenção preventiva, realize revisões, controle e monitore os dispositivos de forma periódica para evitar ou reduzir a incidência de falhas.

Quais os cuidados necessários com o armazenamento de cargas?

  1. Reservar espaços. ...
  2. Sinalizar adequadamente. ...
  3. Determinar locais corretos. ...
  4. Verificar o estado da embalagem. ...
  5. Posicionar de forma estratégica. ...
  6. Controlar os espaços vazios. ...
  7. Fazer uso da tecnologia.

Quais são as normas do mercado de movimentação de cargas?

  • ABNT NBR 15883-1 – Cintas têxteis para amarração de cargas – Segurança. ...
  • ABNT NBR 15883-2 – Cintas têxteis para amarração de cargas – Segurança. ...
  • DIN EN 12195-3 – Load restraint assemblies on road vehicles – Safety – Part 3 – Lashing chains.

A NR 18.14.24 preconiza vários itens obrigatórios para gruas, como limites de carga, fim de curso e anemômetro para medir a velocidade do vento. É permitida a operação com ventos de até 42 km/h.

11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. 11.1.1 Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.

Caso você passe por uma situação de tombamento, será preciso reagir em poucos segundos para evitar danos à sua saúde. Ao perceber que a empilhadeira tombará, não saia do equipamento. Ao sair, aumentam muito os riscos de ser prensado pela máquina contra o chão ou contra as paredes.

Entre os maiores perigos que envolvem a operação com guindastes destaca-se o tombamento da máquina, que pode ser consequência de falha no processo de estabilização do equipamento por imprudência/negligência ou imperícia.

O que são pontos de pega para guindastes. São locais com dispositivos disponibilizados nas cargas ou nas embalagens projetadas para auxiliar no içamento.

NR-11

Atualmente a NR 11 é dividida em vários ramos de trabalho, sendo utilizado uma máquina e/ou equipamento diferente conforme cada tipo de carga e ambiente de trabalho.

No caso do uso de máquinas pesadas, os cuidados relacionados à segurança precisam ser redobrados, pois o risco de acidentes graves é maior. Além dos danos e prejuízos materiais e financeiros, pode haver sequelas graves, como fraturas e amputações e até mesmo a perda de vidas humanas.

NR 11

Mas você sabia que a NR 11 trata especificamente do transporte, da movimentação, armazenagem e manuseio de materiais? Pois é, regulamentada pela portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, a NR 11 é responsável por determinar as formas seguras de manusear materiais nas Organizações.

Etapas do transporte de carga

  1. 2- Conferência da carga. Após a análise inicial, chega o momento da conferência da carga em quantidade e tipo. ...
  2. 3- Controle de transporte. ...
  3. 4- Entrega da carga e análise de indicadores.

Em termos de Segurança do Trabalho, são as NRs 11 e 18 que falam sobre o içamento de cargas.

5 medidas para garantir a segurança do transporte de cargas

  1. Tenha um plano de gerenciamento de riscos. ...
  2. Faça a manutenção preventiva nos caminhões. ...
  3. Monitoramento remoto da frota reforça a segurança do tranasporte de cargas. ...
  4. Cheque o peso dos volumes transportados. ...
  5. Invista em treinamentos periódicos para os motoristas.