São chamadas de paisagens artificiais e culturais?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A paisagem humanizada (artificial ou cultural) é a que está presente nos mais vastos recantos do planeta. Nela coexistem elementos naturais e artificiais, havendo uma predominância destes últimos.

Podemos citar como exemplos de paisagens culturais do Brasil a relação entre o candando e o cerrado, o sertanejo e a caatinga, o boiadeiro e o pantanal e o gaúcho e o pampa. Conheça melhor o cerrado, a caatinga, o pantanal e o pampa.

Uma área de floresta com rios, cachoeiras e animais silvestres constitui um exemplo de paisagem natural. Já a área de uma cidade ou um campo de cultivo agrícola são exemplos de paisagens culturais.

Paisagem cultural é aquela formada a partir da interferência humana. Ela possui tanto elementos naturais quanto elementos culturais, criados ou transformados pela ação antrópica, como casas, edifícios, ruas, avenidas, pontes, estradas, postes e cercas.

Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório. Esses elementos possuem número atômico superior a 92, que é o número atômico do Urânio. Por isso foram denominados de elementos transurânicos.

Eles são o promécio, o tecnécio, o astato e o frâncio. Elementos cisurânicos são todos os elementos artificiais que não apresentam número atômico menor que 92 (acima desse valor são os artificiais denominados transurânicos).

Entre eles, são conhecidos 92 elementos naturais, sendo o de maior número atômico o urânio (Z = 92), os outros 22 são sintéticos e se classificam em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintéticos que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Promécio (Pm), Frâncio (Fr).

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

O Brasil é formado, como poucos países do mundo, por enorme diversidade de paisagens, costumes e lugares. Compõem a paisagem cultural o sertanejo e a Caatinga, o candango e o Cerrado, o Pantanal e o boiadeiro, o gaúcho e os pampas, o pescador e os barcos tradicionais, as tradições da mata e as tribos indígenas.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

A natureza é governada por leis de causa e efeito, já a cultura é uma construção própria dos seres humanos. A principal diferença entre os animais e os seres humanos consiste que animais são seres naturais, os humanos são seres culturais, que possuem hábitos e desenvolvem diferentes significados.

A paisagem natural apresenta baixo nível de modificação no ambiente natural, ou seja, conserva os aspectos físicos do meio. Já a paisagem cultural é caracterizada pela transformação do espaço mediante a ação humana, em especial a partir do desenvolvimento das atividades produtivas.

Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.

A paisagem cultural é aquela produzida por meio da intervenção do homem no meio. Portanto, é formada pelo conjunto de objetos prioritariamente artificiais que são criados e transformados pelo homem. Os elementos ruas, lojas e casas são criados pelo homem.

Espaço cultural múltiplo que reúne diversas manifestações culturais, por meio de exposições, bibliotecas, arquivos, cinematecas, teatros, casas históricas e outros.

Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar.

Quando dividimos uma paisagem em planos, podemos observá-la melhor e reconhecer com mais facilidade os elementos naturais e culturais presentes nela. 1º plano: predominam os elementos culturais, construídos pelos seres humanos. 2º plano: predominam os elementos naturais. 3º plano: predominam os elementos naturais.