São características dos esportes de marca?

Perguntado por: eoliveira6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

“Esportes de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medidos em segundos, metros ou quilos. Muitos esportes praticados no mundo todo têm esse princípio de comparação.

Lembrando que os esportes de marca são definidos como: “aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos. Exemplos: todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.

EXEMPLOS DE ESPORTES DE MARCA: ATLETISMO, COMO CORRIDAS DE VELOCIDADE, CORRIDAS DE 800 METROS, ARREMESSO DE PESO E LANÇAMENTO DO MARTELO; NATAÇÃO; CICLISMO E OUTROS.

A quebra de recordes é uma das características mais evidente nos esportes de marca, pois muitas vezes, a superação de uma marca anteriormente registrada se torna mais importante do que o resultado da competição em si, podendo o atleta se tornar mais famoso pela quebra do recorde do que pelo título conquistado.

Esportes de “marca”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso. Esportes “estéticos”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.

Os Esportes são todas atividades físicas realizadas pelo homem e que tem o objetivo de promover o fortalecimento da saúde e o equilíbrio da mente e do corpo. As práticas competitivas estão sujeitas a regulamentação de um ente legislador. O esporte colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos.

Os tipos de esporte existentes são classificados a partir do modo como se dá a sua prática e quanto ao seu objetivo. As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.

Somente o futebol não é considerado uma modalidade esportiva de marca, ao contrário do levantamento de peso, do ciclismo, e dos arremessos do atletismo.

Esportes de combate
esses esportes são sempre individuais e têm como objetivo central vencer o oponente através de toques, desequilíbrios, imobilizações, exclusão de determinado espaço, contusões, combinando ações de ataque e defesa. Exemplo: boxe, esgrima, jiu-jítsu, judô, karatê, sumô, taekwondo, etc.

Esportes de Marca: São os esportes em que o resultado final ocorre a partir do tempo, da distância ou do peso. Exemplos de esportes de marca: Atletismo, Corrida, Corrida com barreira, Salto em distância, Natação, Levantamento de peso, etc. Esportes de Precisão: São os esportes que tem um alvo específico.

Nos esportes de marca temos que atingir um tempo ou metros, ou peso. São exemplos de esportes de marca: atletismo, ciclismo, natação, remo, levantamento de peso entre outros.

ESPORTES DE MARCA: são os esportes onde o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância e Levantamento de Peso) ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no Tiro com Arco ou no Boliche.

Praticado com uma canoa ou um caiaque, a Canoagem surgiu como esporte olímpico em 1936, sendo tido como um esporte náutico. Essa modalidade de esporte de marca é praticada em lugares como, por exemplo, em: rios, oceanos, lagos ou represas.

No dicionário, a definição de esporte é “cada uma das atividades físicas desenvolvidas por uma pessoa ou um grupo, com regularidade ou não, com o fim de recreação ou competição”.

CITIUS, ALTIUS, FORTIUS

Esportes de Marca
Estes esportes são aqueles que melhor retratam o Lema olímpico: “CITIUS, ALTIUS, FORTIUS”, que traduzindo do Latim significa “O mais rápido, o mais alto, o mais forte”. O objetivo do competidor é estabelecer uma marca de tempo, distância, altura ou peso.