São características do Naturalismo exceto *?

Perguntado por: snascimento . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Resposta: São características da linguagem naturalista, exceto: Alternativa “e”. O Naturalismo tem como principal característica a objetividade e, por esse motivo, os fatos são descritos com exatidão e impessoalidade, não havendo espaço para subjetividades e metáforas.

Características do Naturalismo

  • Linguagem coloquial.
  • Observação da realidade.
  • Retrato objetivo da sociedade.
  • Evolucionismo, cientificismo e positivismo.
  • Descrição de ambientes e personagens.
  • Problemas humanos e sociais.

São características da escola naturalista, menos a da alternativa: a) Visão materialista do mundo, da vida e das pessoas. b) Linguagem freqüentemente vulgar, cenas macabras, patéticas e asquerosas. c) Enfoque das classes sociais mais baixas, com personagens corrompidas e muitas vezes anormais.

As obras do Naturalismo traziam temas como: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. Aluísio de Azevedo foi o primeiro escritor brasileiro a escrever uma obra no estilo naturalista, no Brasil. O romance "O mulato" tem como o tema principal o preconceito racial.

O naturalismo foi um movimento artístico e cultural que se manifestou na literatura, no teatro e nas artes plásticas, e teve como principais características a objetividade, a impessoalidade e o retrato fiel da realidade.

Características do realismo
Valorização da objetividade e dos fatos. Impessoalidade, apagamento das ideias do autor. Descrições de tipos sociais ou situações típicas. Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social.

O naturalismo é, "em oposição ao sobrenatural ou espiritual, a ideia ou crença de que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo; em extensão, a ideia ou crença de que não existe nada além do mundo natural".

O que diferencia o naturalismo é a abordagem patológica das personagens e situações. Enquanto o realismo privilegia mergulhos psicológicos nas personagens, o naturalismo possui um olhar anatômico, ressaltando a doença e o aspecto animalesco do ser humano.

Alternativa correta: a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas literárias exemplos de demonstração de teses e idéias sobre a sociedade e o homem. Apoiado nos ideais do evolucionismo, cientificismo e positivismo, o naturalismo no Brasil retrata de forma objetiva a sociedade da época.

Os escritores naturalistas usavam a ciência como base de composição de seus personagens, nesse ponto diferenciavam-se dos realistas. Na Europa, os principais autores foram Émile Zola (1840-1902) e Eça de Queirós (1845-1900).

Sobre o Realismo, é incorreto afirmar que: a) Surge em um contexto econômico, social e político conturbado e de grandes transformações. b) Faz uma dura crítica ao Romantismo e à maneira idealizada com a qual o homem era retratado pelos olhos dos escritores que se dedicaram a essa escola literária.

Não havia uma valorização da Igreja, que era, muitas vezes, criticadas por sua inação ou incapacidade de melhorar as condições sociais existentes. É correta a alternativa D.

A denotação não está entre as características da linguagem literária, mas sim a conotação. Nessa última as palavras recebem ganham significados diferentes do habitual, apresentando sentido figurado.

Fortemente ligado ao pensamento científico da época e influenciado por Darwin, o Naturalismo procurava estudar o indivíduo enquanto produto da sua hereditariedade (herança genética) e também do meio onde cresceu. O movimento se manifestou através de várias expressões artísticas como a literatura, a pintura e o teatro.

  • Características do Naturalismo. Determinismo: o homem está submetido a leis de “causa e consequência”, ou seja, é determinado a viver sob o que manda seu destino e seu meio. ...
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo (1890) ...
  • Bom-Crioulo – Adolfo Caminha (1895) ...
  • O Missionário – Inglês de Sousa (1891) ...
  • O Ateneu – Raul Pompeia (1888)

O naturalismo no Brasil foi inaugurado em 1881, com a publicação da obra O mulato, de Aluísio Azevedo. A principal característica desse estilo de época é o determinismo, ou seja, o destino dos personagens é determinado pela raça, meio em que vivem e época em que estão inseridos.

O Realismo procura descrever a sociedade de forma realista, para construir personagens que são fruto do seu meio. O Naturalismo procura descrever os seres humanos de forma realista, incluindo o aspecto sexual como um fator biológico determinante na formação do caráter.

O Naturalismo sofreu forte influência das teorias científicas que dominavam o cenário europeu na segunda metade do século XIX, como o socialismo, o positivismo e o darwinismo. No romance naturalista, o narrador se comporta como um cientista, que observa os fenômenos sociais como quem observa uma experiência científica.