São características da educação difusa?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Pré-história: Sociedades Tribais: a educação difusa. Características gerais dessa sociedade: 1) não possuem Estado; 2) não possuem classes sociais; 3) não possuem escrita, 4) não possuem comércio, 5) não possuem história, 6) não possuem escola.

Os resultados mostram que todos os integrantes do grupo tribal recebiam esta educação, ou seja, ela era universal, e tal educação era transmitida e recebida inconscientemente pelos indivíduos, porém, havia momentos em que ela era aplicada propositalmente, sobre tudo em rituais de iniciação onde jovens davam início a ...

É um grupo social básico de famílias que reconhecem uma origem e um chefe comum. Numa fase inicial as tribos eram fundadas sobre relações de parentesco, mantinham uma organização baseada numa identidade étnica bem marcada e uma organização dotada duma grande mobilidade.

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

A educação moderna é personalizada, na medida em que é baseada em processos que respeitam o ritmo de aprendizagem de cada aluno, colocando-o no centro do universo educacional. Os professores têm mais responsabilidades e os alunos aprendem mais, como também tornam-se mais independentes e felizes.

Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, no entanto já existia educação, cujo objetivo era: “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição de experiências de gerações passadas.”

A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...

A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.

As sociedades tribais se caracterizam por basear sua cultura aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas, às artes, enfim a toda a vida social, econômica, política e religiosa. Tem sua estrutura social formada por hereditariedade ou parentescos, ou ainda por chefes eleitos.

Deste modo, as sociedades tribais, buscavam desenvolver atividades que visavam o bem da tribo, construindo espaços para se abrigar, artesanato, caçando comida, onde a alimentação era algo que todos deveriam fazer parte da procura, tendo a cultura, língua, história e costumes comuns, sendo o senso de coletividade ...

A Educação Tradicionalista. A chamada Educação Tradicionalista corresponde à concepção de educação “elaborada” pelos povos da Antiguidade oriental, aqueles que antecederam os gregos e romanos do período clássico.

Em português, é utilizado para designar povos que habitavam o Brasil antes da colonização e seus descendentes.

Tribal Leader (ou Líder Tribal) é aquele capaz de identificar todas as tribos em sua organização e apoiá-las em seus saltos evolutivos.

O “TRABALHO” NAS SOCIEDADES TRIBAIS
Nessas sociedades, não existe a ideia de trabalho como uma coisa separada das outras atividades. As atividades vinculadas à produção estão associadas aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, ás festas, às artes, enfim a toda vida social, econômica, política e religiosa.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O relatório que aponta para a importância da educação ao longo da vida traz a discussão dos “quatro pilares” fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.