São características da dramaturgia brasileira por Padre José de Anchieta?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Alternativa “c”. As principais características da obra do Padre José de Anchieta foram a finalidade pedagógica e a preocupação didático-religiosa, já que sua principal função era a catequização dos indígenas.

O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese.

José de Anchieta (1534-1597)
No Brasil, participou da fundação da cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro. Notabilizou-se, no período colonial, como poeta e dramaturgo, mas também publicou crônicas históricas e uma gramática da língua tupi, a Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (1595).

à Virgem

Dentre as suas obras mais conhecidas se distingue o Poema à Virgem, escrito durante o tempo em que fez-se refém dos índios enquanto era negociada a paz entre indígenas e portugueses, e Arte de Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil, gramática sobre o tupi que foi utilizada na missão jesuíta.

Além de homem de ação, José de Anchieta tinha em vista a catequese e escreveu vários tipos de textos com finalidade pedagógica, como poemas, hinos, canções e autos (textos para dramatização), além de cartas que informavam sobre o andamento da catequese no Brasil, sermões e uma gramática da língua tupi.

vol II, p. 606) o Auto da pregação universal, elaborado por José de Anchieta é a primeira peça do teatro brasileiro, escrita no Brasil. Foi apresentado entre 1567 e 1570.

O estilo adotado é inspirado no teatro de Gil Vicente (1465-1537) com o qual Anchieta teve contato ao estudar em Coimbra. Além das influências medievais, podemos encontrar ainda aspectos modernos, e de certa maneira inovadores no que diz respeito à estrutura de suas peças.

Anchieta é também o primeiro épico das Américas, o primeiro mariólogo da Companhia e das Américas, o primeiro historiador da Companhia no Brasil. O primeiro livro que foi impresso sobre o tema brasileiro é obra de Anchieta, e as primeiras canções que ressoaram nestas terras também são obra sua.

preocupação em transmitir ensinamentos católicos; valorização do propósito bíblico em detrimento da expressão artística; locais de apresentação acessíveis, como escolas, espaços públicos de lazer e ruas; mistura de elementos da cultura indígena, como a música e a dança.

  • José de Anchieta
  • De gestis Mendi de Saa
  • Teatro de Anchieta
  • Arte de Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil (1595)
  • Teatro - José de Anchieta
  • Poemas: lírica portuguesa e tupi

Conclusão. Os teatros são espaços únicos que têm o poder de transportar o público para outras realidades. Com a sua acústica e iluminação impecáveis, palco e plateia projetados com precisão, e um ambiente cultural acolhedor, os teatros são lugares onde a arte pode florescer.

Literatura de informação
Esse tipo de produção literária tem como principal característica ter como função descrever o processo de domínio português sob o território brasileiro. O principal escritor desse grupo é Pero Vaz de Caminha, e sua famosa carta é um dos mais importantes documentos históricos do período.

Os textos da literatura de catequese tinham o caráter didático e pedagógico voltados para a moral religiosa cristã, com temas pautadas a trechos e passagens da bíblia, com encenações da vida de Jesus e dos santos. Esse estilo também foi marcado pela poesia didática e linguagem de fácil entendimento e simples.

Ainda envolto nesse espírito medieval, Anchieta escreveu diversas poesias, tanto pessoais quanto catequéticas, cujos versos seguiram essa mesma linhagem. Muitas delas, sobretudo as últimas, foram escritas em latim, destacando De beata virgine dei Matre Maria (Poema à virgem, 1563) como uma das mais importantes.

José de Anchieta não se mudou para o Brasil para fazer teatro, ou arte, no entanto, ele o fez. A ideia de que os espetáculos encenados durante o século XVI constituem a origem do teatro brasileiro, porém, está longe de ser aceita por todos que se debruçam sobre essa história.

O Poema da Virgem Maria, composto por Anchieta, foi escrito na areia da praia durante o período que permaneceu refém dos índios em Iperoig – hoje cidade de Ubatuba, durante uma negociação de paz. Com mais de 6 mil estrofes é, ainda hoje, o maior poema mariano já escrito.

O texto literário possui as seguintes características:

  • ausência de função utilitária;
  • predominância da conotação;
  • perspectiva subjetiva;
  • caráter ficcional.

Principais Características do Quinhentismo
Uso de uma linguagem simples; Descrição e exaltação à terra; Uso exagerado de adjetivos e superlativos; Literatura pedagógica: poesia didática e teatro pedagógico.