São capacidades de decodificação?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A decodificação pode ser compreendida como a capacidade de decifrar o código escrito para captar seu significado. Após esta operação, que é comum nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura, todo esforço deve voltar-se para a compreensão.

A decodificação começa com a habilidade de combinar letras com os sons para ler, de separar os sons que compõem as palavras (segmentação) e juntar os sons, para formar novas sílabas. Quando as crianças podem fazer as duas coisas, elas conseguem pronunciar as palavras.

Decodificação: é um processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor. Quando a comunicação é correta, a ideia ou a imagem mental resultante corresponde à ideia ou imagem mental do emissor.

transferir uma mensagem para um código compreensível; decifrar algo; interpretar o sentido de uma palavra ou frase expressa numa linguagem feita por códigos; para a informática, decodificar é a conversão de dados para o formato original, ou seja, descodificar.

Assim, segundo Paulo Freire (1981), a descodificação é uma análise crítica de uma situação codificada. De acordo com os dicionários, descodificar significa converter em linguagem comum uma mensagem redigida em código. Essa conversão da codificação em linguagem é fundamental.

Ana Filipa Silva, terapeuta da fala do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), explica que o processo de decodificação engloba duas etapas: a alfabética e a ortográfica. “A decodificação alfabética consiste no reconhecimento e conversão de grafemas simples, letras isoladas, no som correspondente.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

Alfabetizar é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) bem como fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita.

Jogo de identificação de palavras e interpretação
O objetivo dessa atividade é desenvolver algumas habilidades importantes de leitura e entendimento do texto no estudante. Isso porque o ideal é que ele não saiba apenas decodificar as palavras, mas também compreender o uso e o sentido delas na história.

A alfabetização é considerada como o ensino das habilidades de “codifica- ção” e “decodificação”. Foi transposta para a sala de aula no final do século XIX, mediante a criação de diferentes métodos de alfabetização.

No caso da mensagem linguística, a descodificação consiste na atribuição dos valores semânticos aos fonemas. Geralmente, o recetor tem de estar de posse da competência relativa ao código utilizado.

A decodificação pode ser compreendida como a capacidade de decifrar o código escrito para captar seu significado. Após esta operação, que é comum nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura, todo esforço deve voltar-se para a compreensão.

A decodificação é uma das habilidades de leitura mais básicas. Ele permite aos leitores segmentar palavras, diferenciar sons e misturá-los. A decodificação requer conhecimento das relações letra-som e capacidade de identificar palavras escritas e entender seu significado com base nesse conhecimento.

Assim, esse conceito abrange a capacidade de decodificar (uma palavra escrita num som) e de codificar (um som numa palavra escrita). Nesse entendimento, alfabetizar é dar ao aluno os elementos para ele descobrir domo funciona esse código, como decodificar fonemas em grafemas e vice-versa.

As mais conhecidas são:

  • Fônica sintética. Os alunos aprendem a converter letras e combinações de letras em sons e a misturar sons para formar palavras.
  • Fônica analítica. ...
  • Fônica analógica. ...
  • Fônica através da escrita. ...
  • Fônica contextualizada. ...
  • Fônica por silabação.

O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever e o letramento diz respeito a aquisição da habilidade de fazer uso da leitura e da escrita nos espaços sociais. Os processos de alfabetização e letramento são interdependentes e, quando bem articulados, levam a uma aprendizagem mais significativa.

As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.

Ao elaborar um método pedagógico, Freire revolucionou o ensino no país e, desde então, o “Método Paulo Freire” se tornou referência para o desenvolvimento educacional. O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

A etapa da interpretação, a penúltima, se caracteriza pela utilização da capacidade crítica do leitor, ou seja, é o momento em que ele analisa, reflete e julga as informações que lê.