Por que as palavras paroxítonas são acentuadas?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico. Não devemos confundir o acento tônico com o acento gráfico. Acento tônico: indica à tonicidade ou ênfase que é dada a determinadas sílabas.

Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.

Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica. O acento agudo ( ´ ) indica timbre aberto, como em sofá, café, cipó, e o acento circunflexo ( ^ ) indica timbre fechado, como em cânon, ipê, robô.

Pois bem: 1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Para acentuar de forma correta uma palavra paroxítona, deve-se observar as seguintes regras: São acentuadas as terminadas em: -l, -i(s), -u(s), r, -x, -ã(s), -ão(s), -um, -uns, -ps. Ex: fácil, plâncton, índex, tônus; Deve-se acentuar as terminadas em ditongo crescente e decrescente: régua, área, história; e.

As vogais tônicas grafadas (i) e (u) das palavras oxítonas e paroxítonas recebem acento quando são antecedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo e desde que não constituam sílaba com a consoante seguinte.

Palavras paroxítonas apresentam tonicidade na penúltima sílaba. Paroxítonas são as palavras que possuem tonicidade na penúltima sílaba. São acentuadas apenas as paroxítonas acabadas em: “ã(s)”, “ão(s)”, “i(s)”, “on(s)”, “um”, “uns”, “us”, “l”, “n”, “ps”, “r” e “x”.

Tal é devido ao tal ditongo crescente que, ao invés do que acontece com os ditongos decrescentes (ou ditongos verdadeiros), pode ou não ser separado. Assim, podemos ter 'á-gu-a' (onde o acento se justifica pelo facto de ser uma palavra esdrúxula) ou simplesmente 'á-gua'.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: atômica, íntimo, cúmulo etc.

São aquelas que possuem a última sílaba tônica
As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

Quais são as palavras Oxítonas não acentuadas? As oxítonas não acentuadas são aquelas que já possuem a última sílaba tônica sem necessitarem de acentuação gráfica. Essa categoria de palavras são terminadas em -l, -r, -i, -u, -x, -im, -om e -um.

Regras gerais de acentuação gráfica

  • Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. ...
  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. ...
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. ...
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co).

a) palavras oxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na última sílaba. b) palavras paroxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na penúltima sílaba. c) palavras proparoxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na antepenúltima sílaba.

As palavras proparoxítonas têm como sílaba tônica a antepenúltima sílaba. São as palavras menos comuns na língua portuguesa. Recebem acento gráfico (agudo ou circunflexo) para indicar sua sílaba tônica. Além delas, há palavras paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e oxítonas (sílaba tônica na última sílaba).

Há algumas regras básicas para a acentuação de palavras oxítonas, mas nem sempre elas são acentuadas. Oxítonas terminadas em –i ou –u não são acentuadas, por exemplo. Palavras paroxítonas têm a penúltima sílaba como sílaba tônica, enquanto palavras proparoxítonas têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica.

Resposta: Pois é uma palavra oxítona terminada em E. Todas as oxítonas terminadas em a,e,o(s) em, ens, serão acentuadas .

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; o(s): cipó, avôs, dó, sós; em(ens): também, parabéns. Paroxítonas. ...
  2. Proparoxítonas: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. É o caso de: lâmpada; música; sábado;

O que nos refere é verdade do ponto de vista do uso, mas, dentro da tradição normativa, considera-se que a pronúncia correta é pe.rí.o.do, ou seja, a palavra tem quatro sílabas e um acento tónico que recai na antepenúltima sílaba. Sendo assim, trata-se de uma proparoxítona e, como tal, é necessário acento agudo.

Indicam a sílaba tônica e a pronúncia aberta ou fechada das vogais. As regras de acentuação gráfica estão relacionadas com a posição da sílaba tônica nas palavras, havendo regras específicas para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas.