São artistas do período barroco exceto?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Resposta. Resposta: C) michellangelo, todos os outros são pintores barrocos.

Fazem parte das características do barroco exceto: objetivismo e razão. O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã. No Brasil, o Barroco se iniciou por volta do século XVII com o seu auge no século XVIII.

Resposta verificada por especialistas
A característica que não se enquadra no estilo barroco é a visão racional do mundo (Alternativa B).

Principais Autores Barrocos do Brasil
Bento Teixeira (1561-1618) Gregório de Matos (1633-1696) Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) Frei Vicente de Salvador (1564-1636)

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

Conheça alguns dos principais artistas brasileiros da arte barroca:

  • Aleijadinho. Estátua do Aleijadinho. ...
  • Mestre Ataíde. A Ultima Ceia, 1828. ...
  • José Joaquim da Rocha. ...
  • Eusébio de Matos e Guerra. ...
  • Jesuíno do Monte Carmelo. ...
  • José Teófilo de Jesus. ...
  • Agostinho de Jesus.

Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são: Mestre Valentim (1745-1813): escultor. Mestre Ataíde (1762-1830): pintor. Francisco Xavier de Brito (?-1751): escultor.

Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto: O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida. O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

Observe que quanto à forma, no Barroco havia o gosto pelo soneto; emprego da medida nova (poesia); e emprego frequente de figuras de linguagem como a antítese, o paradoxo, a metáfora, refletindo assim o conflito existencial e espiritual.

padre Antônio Vieira

O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista. Lembre-se que o Barroco (ou Seiscentismo) é uma escola literária posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).

Os maiores expoentes dessa vertente foram: Rubens (1577-1640), Frans Hals (1581-1666), Rembrandt (1606-1669) e Vermeer (1632-1675).

Quer na escultura, quer na pintura, podemos observar algumas Caracteristicas do Barroco, tais como: a grandiosidade. a teatralidade. o movimento.

Movimento artístico nascido na Itália
A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época.

Antônio Francisco Lisboa

Aleijadinho (cujo nome de batismo era Antônio Francisco Lisboa), ao lado de Manuel da Costa Ataíde e Mestre Valentim, formou o principal grupo de artistas do barroco mineiro.

Muito mais do que uma manifestação literária, o Barroco foi uma manifestação artística. No Brasil, seus principais representantes foram Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira.

No Brasil, o Barroco (1601-1768) foi inaugurado pelo livro Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (1561-1618). No entanto, os principais autores desse estilo no país são Gregório de Matos (1636-1696) e Pe. António Vieira (1608-1697).

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.