Quem viveu 127 anos?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Esse é o caso do africano Natabay Tinsiew, o homem mais velho do mundo e que morreu em setembro de 2021 aos 127 anos. Ele morava na Eritreia, país no nordeste da África, e faleceu em seu pequeno vilarejo.

Quando Sara morreu, Abraão tomou outra mulher chamada Cetura, que gerou outros filhos. Abraão viveu cento e setenta e cinco anos. Quando morreu foi enterrado na gruta de Macpela, ao lado de Sara, no campo de Efron, pelos filhos Ismael e Isaac.

Sara viveu cento e vinte e sete anos.

A mensagem e o ensinamento são outros. Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem. Este número dos anos não importa.

Priscila e Áquila converteram-se ao cristianismo e foram expulsos de Roma devido a um decreto do imperador Cláudio. O casal se estabeleceu então em Corinto, onde evangelizou e conseguiu converter outras pessoas, mas depois seguiu a missão por Éfeso e Roma.

Os pesquisadores descobriram que, ao contrário do que mostravam estimativas anteriores, o ancestral comum paterno e o materno podem ter vivido em momentos próximos ou até idênticos: o homem teria vivido entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e a mulher, entre 99.000 e 148.000 anos.

5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu. 6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.

A cidade mais famosa do mundo naquela época se localizava no sul da Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, nas proximidades do Golfo pérsico, atual Iraque.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

Sim, a Bíblia não oferece detalhes, mas afirma que Sara era meia-irmã de Abrão, certamente por parte de pai (Gn. 20:2-12).

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa.

O diálogo de Deus com Abraão sobre o seu futuro filho é uma lição de fé para todos nós. O patriarca estava sentado à porta da sua tenda, no calor do dia, quando, subitamente, três homens apareceram diante dele, debaixo de uma árvore próxima dali. Abraão saiu ao encontro deles.

Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.

Ao examinar as escrituras naquela época, notei que havia muitos casais que enfrentaram a infertilidade: Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Elcana e Ana, Zacarias e Isabel.

Se isso estiver correto, então talvez ele tenha se casado com Penina para poder ter filhos após perceber que Ana era estéril. De fato, Penina deu filhos e filhas a Elcana (1 Samuel 1:2). Seja como, embora a Bíblia não forneça detalhes sobre isso, é certo que essa questão causava problemas entre as duas mulheres.

Ana e Elcana
O texto cita Ana primeiro antes de Penina como sua esposa. Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total.

Fundou a PJ Desenvolvimento Humano e Organizacional, uma consultoria focada em projetos de transformação pessoal e profissional. Desde então, já impactou centenas de vidas através de processos de coaching, mentorias, treinamentos e palestras.

Em Éfeso, o casal conheceu Apolo, um judeu de Alexandria. Apolo só conhecia acerca do batismo de João – foram Priscila e Áquila que lhe ensinaram o Evangelho (At 18.24-26). E, depois dessa experiência, Apolo passou a pregar com vigor que Jesus é o Cristo (At 18.28).

Fugindo da perseguição, Priscila e Áquila foram para Corinto onde conheceram a Paulo de Tarso. Paulo e o casal tinham a mesma profissão e passaram a trabalhar juntos na fabricação de tendas (Atos dos Apóstolos 18:3).