Quem vive mais japonês ou brasileiro?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Em dados mais recentes, publicados em 2020 pelo governo japonês, a expectativa de vida era de 81,64 anos para homens e de 87,64 para as mulheres. Para efeitos de comparação, de acordo com dados do IBGE de 2021, a expectativa de vida no Brasil para o ano era de 76,8 anos.

No final de 2021, o país aparecia no topo da lista, com cerca de 19.749 ou 30% de imigrantes do Brasil, segundo o Departamento de Trabalho da Província de Shizuoka.

1) Okinawa, Japão
Os Japoneses sempre se destacam nos rankings mundiais em longevidade, muito acima de outras regiões, pois possuem uma expectativa de vida de 84 anos. A dieta deles é um dos fatores que contribui para índices tão elevados, com a predominância de legumes frescos, arroz e peixe.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países. Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

O país do mundo onde se vive menos é Serra Leoa, onde a expectativa média é de apenas 46 anos de idade. Imagine! Em contrapartida, é no Japão que se vive mais, em média, 84 anos. Logo abaixo estão países com média de vida de 83 anos, como Andorra, Austrália, Suíça, Itália, Singapura e San Marino.

Mônaco. Quem vive no Principado de Mônaco, segundo menor país do mundo, pode chegar a viver 89,52 anos em média - a maior longevidade calculada pelo com o CIA World Factbook, publicação anual da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

Países com as menores expectativas de vida:
Suazilândia: 42,4 anos. Lesoto: 43,9 anos. Zimbábue: 44,2 anos. Afeganistão: 44,2 anos.

Mais de 70% dos jovens presos foram acusados de furto, principalmente furtos de itens de lojas e furto de motocicletas e bicicletas. Recentemente, o número de crimes no Japão vem diminuindo. Em 2002, o número de crimes, foi de 2.853.739. Foi reduzido pela metade em 2012, de 1.382.154.

E isso inclui cada vez mais brasileiros. O Itamaraty estima que, em 2018, havia 16,7 mil brasileiros vivendo na China, um salto de quase 50% em cinco anos.

O Japão lidera a tabela com 48,6 anos.

Brasileiros são o segundo povo mais bonito do mundo, acreditam britânicos. Uma nova pesquisa realizada por meio da internet com cerca de 5.000 britânicos apontou os brasileiros como o segundo povo mais bonito do mundo. Em primeiro lugar aparecem os americanos.

Escócia

A Escócia foi eleito o país mais bonito do mundo. As praias selvagens, os lagos profundos e os castelos rochosos que se avistam nas colinas colocam este país no topo da lista. Veja as fotografias e conheça 20 dos países mais bonitos do mundo, clicando nas setas.

Brasileiros são alegres e “barulhentos” por natureza, possuem dificuldade em separar o lixo e em compreender algumas regras dos japoneses e, obviamente, isto gera confusão e as vezes deixa uma impressão nada agradável entre os nativos.

Desde 1912, a colônia de japoneses não parou de crescer e é considerada a maior fora do Japão. Um dos maiores pontos turísticos da cidade São Paulo, o bairro da Liberdade é também a maior comunidade japonesa fora do Japão.

No Japão, os números são diferentes, 40% de seu povo vê a influência do Brasil de forma positiva e 3% de forma negativa, ou seja, a maioria do povo japonês não tem uma opinião formada sobre a influência brasileira em seu país.

Bibliotecas, Livrarias, teatro, cinema, shows, músicas, rádio, clubes esportivos, jornais, enfim, sentimos falta de opções na língua portuguesa, uma vez que a grande maioria não tem domínio do japonês.

No final dos anos 1980, o Japão transformou-se de uma economia de baixos salários para uma de altos salários. O crescimento desacelerou no final da década de 1990, também chamada de década perdida, após o colapso da bolha financeira e imobiliária do Japão.

Os japoneses são famosos por trabalhar duro - como comprova o grande número de passageiros em estado de semitorpor nos trens de subúrbio. Por trabalharem até muito tarde, ou ficarem bêbados depois do trabalho para aliviar o estresse, muitos nem vão para casa.

É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.

cidade de Hum

A cidade menos populosa do mundo, inclusive reconhecida pelo chamado “Guinness – Livro dos Recordes”, é a cidade de Hum, localizada na Croácia, país da Europa. Segundo levantamentos populacionais locais, a cidade possui cerca de 25 habitantes.