Quem vive em união estável é casado ou solteiro?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

A Constituição Federal Brasileira reconhece a União Estável como entidade familiar, equiparando-a ao Casamento Civil. Segundo a Lei nº 9.278/96, a União Estável é configurada pela convivência pública, contínua e duradoura entre duas pessoas, com o objetivo de constituição de família.

Quem mora junto, mas nunca se casou oficialmente, tem o estado civil de solteiro.

Em nosso ordenamento jurídico, em uma visão tradicional e clássica, os possíveis estados das pessoas com relação ao casamento são: solteiro, casado, separado (judicial ou extrajudicialmente), divorciado e viúvo. Solteira é a pessoa que não está e nunca esteve ligada a outra pelo vínculo do casamento.

Uma vez configurada a união estável, os companheiros têm direito a uma série de benefícios, como pensão alimentícia, divisão de bens adquiridos durante o período de convivência e direito à herança. Em caso de separação, é importante que esses direitos sejam respeitados e assegurados pela lei.

Duração do benefício – Para ter direito à pensão vitalícia, cônjuge, ex-cônjuge, companheiro e companheira precisam provar pelo menos dois anos de casamento ou união estável. Também é necessário comprovar que o falecido tinha pelo menos 18 contribuições mensais à Previdência.

Contrato de união estável impede casamento? Não impede casamento, mas poderá trazer complicações patrimoniais, por isso, sugiro que faça o distrato extrajudicial ou judicial (se houver oposição), para que haja proteção do futuro patrimônio a ser constituído no casamento.

Rafael F Solano há 7 anos. O que anula a união estável é o fim do convivio marital. O casamento civil, com outra pessoa que não o ex companheiro, impede que se possa entender que alguma união estável persista após sua data. Só isso.


Ela permite, ainda, que o companheiro seja incluído em planos de saúde sem burocracia, além de, em caso de morte, receber pensão do INSS. No caso da pensão por morte, deixar esse documento em vida facilita bastante a aquisição do direito. É possível, ainda, incluir o companheiro como dependente de renda.

A escritura pública declaratória de união estável não tem prazo de validade, e se os interessados decidirem pelo término da união, podem solicitar que essa escritura seja averbada, a fim de dar publicidade a dissolução. Muitas pessoas falam que a união estável tem validade de 1 ano e isso não é verdade.

A grande vantagem do contrato de União Estável é que durante a relação é possível usufruir de todos os benefícios de um casamento, como inclusão do cônjuge em convênio médicos, financiamentos de imóveis e outros bens, além de ser uma opção bem mais barata e rápida quando comparado ao casamento.

A união estável é uma forma de família espelhada no casamento, mas que não obedece a nenhuma formalidade. Para acontecer, devem preencher os requisitos do artigo 1.723 do Código Civil, que fala que tem de ter uma convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Qual o nome da pessoa que mora junto? Amasiado é um termo usado para caracterizar um casal que não é casado, mas vive junto, ou seja, é uma união estável amasiado quando duas pessoas vivem como casados.

Sobre a união estável
No entanto, é claro que você não precisa levar tão à risca as categorias "oficiais" de estado civil ao fazer seu currículo. Não há problema, por exemplo, em citar que você está em uma união estável. Afinal, esse é um tipo de relação amparada pela lei e amplamente conhecida na sociedade brasileira.

Solteiro (a): quem nunca se casou, ou teve um casamento anulado. Ou seja, todos nascemos solteiros e esse estado civil só será alterado com o casamento. Casado (a): quem se casou e se mantém casado.

Assim, no caso de uma pessoa solteira, o comprovante de estado civil pode ser a certidão de nascimento. Já para o caso de pessoas casadas, é necessário apresentar a Certidão de Casamento e o Pacto Antenupcial de Regime de Bens, se houver.

A resposta é: depende da intenção no namoro. Se o casal tem convívio público, duradouro e tem a finalidade de construir uma família, o relacionamento pode ser reconhecido como união estável.

Não serão partilhados os bens adquiridos por apenas um dos companheiros antes do início da união estável ou aqueles comprados com o produto exclusivo da venda de outros bens anteriores à relação.

Despesas ao terminar a União Estável
A resolução realizada em cartório tem o custo da escritura pública. Essa documentação pode variar de Estado para Estado, o valor médio cobrado para fazer a escritura está em torno de R$ 170,00. Existe a gratuidade da escritura para aqueles que se declararem de baixa renda.