Quem vive com pets têm menos estresse?

Perguntado por: vramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O experimento testava os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. Eles descobriram, então, que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o pet.

Redução de estresse, aumento de atividades físicas, melhora do humor e das habilidades sociais estão entre os benefícios de se adotar animais de estimação, conforme explica a médica veterinária Edilaine Sarlo Fernandes.

A terapia pode ter um melhor resultado com a presença (e ajuda) de um animalzinho de estimação. Segundo estudos, os animais têm a capacidade de fazer com que seus tutores reduzam os pensamentos negativos, pois sua presença consegue amenizar todos os sintomas de estresse, angústia, tristeza e solidão.

Além disso, segundo estudos, quem gosta de cachorro tende a ser uma pessoa mais razoável, que se centra mais na razão que na emoção. Outro ponto que poderia ser destacado é a capacidade de demonstrar autodisciplina e planejamento, preferindo programar atividades e tarefas que assumir um comportamento mais espontâneo.

O cachorro ajuda na depressão e ansiedade, trazendo mudanças significativas para a vida do tutor. Ao contrário do que alguns podem pensar, os transtornos psicológicos - como a depressão e ansiedade - também não são doenças nada fáceis de lidar. Só quem sofre com isso sabe.

Quem diz gostar mais de animais do que de seres humanos tem seus motivos. De fato, somos a única espécie que mata por prazer, que explora, tortura e destrói o próprio ambiente onde vive. A raça humana é uma espécie de câncer sobre a Terra, em uma análise mais radical do problema. Porém, não somos todos ruins.

Quando amamos um animal, acaba sendo surpreendente e carinhosa a sua capacidade de prever o futuro, ou de sentir a nossa presença quando chegamos em casa, o seu poder de “visão de raio-x” através da qual eles conseguem aquilo que se propõem, a sua empatia e a capacidade de sintonizar com nosso estado emocional, nos ...

Segundo os pesquisadores, dois fatores são levados em conta nesse momento de decisão. Primeiro: quem é a pessoa em perigo. Um desconhecido perderia a vida por um cachorro. Segundo: quem é o cão em perigo.

Enquanto os humanos ajudam seus melhores amigos pets a caminhar, fazer suas necessidades fisiológicas em locais apropriados e brincar, estes ensinam muito sobre lealdade, companheirismo e afeto. Os cães não se separam dos seus donos nem por um instante, mesmo nas situações mais difíceis.

Ao adotar um animal carente, você ensina ao seu filho, às crianças com quem você convive, verdadeiros valores de responsabilidade, comprometimento e, sobretudo, humanidade. Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados.

Conheça os 6 benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

  1. Cura a solidão. Os animais de estimação acabam por afugentar a solidão e isso é ótimo para pessoas que ficam muito sós. ...
  2. Restaura o amor próprio. ...
  3. Diminui o estresse e a depressão. ...
  4. Dá motivação e vida social. ...
  5. Cria a responsabilidade. ...
  6. Traz felicidade.

7 motivos para não ter um animal em casa

  • 1- Animais dão muito trabalho. ...
  • 2- Animais sujam tudo e fazem bagunça. ...
  • 3- Gatos, quem gosta deles? ...
  • 4- Cachorros são chatos! ...
  • 5- Animal de rua sempre vem doente, os de raça são caros. ...
  • 6- Ter um animal atrapalha na hora de viajar. ...
  • 7- A felicidade não está limitada em ter um animal.

“Algumas pesquisas mostram que ter um animal de estimação ao seu lado durante um evento de ansiedade pode ajudar a reduzir o estresse da situação”, explica ela. “Os estudos têm mostrado repetidamente que o bom humor das pessoas aumenta e o mau humor diminui quando estão perto de animais de estimação”, diz Herzog.

Os animais ajudam na saúde mental por simplesmente oferecerem companhia aos tutores que moram sozinhos, evitando a solidão e o sentimento de vazio e tristeza. Ao não se sentirem sozinhos e ficarem mais seguros, os tutores conseguem reduzir os níveis de ansiedade e tristeza.

Ter um animal pode aumentar a produção de endorfina e ocitocina, os hormônios da felicidade, que dão a sensação de relaxamento e calma. Os bichinhos podem ser muito amigáveis e companheiros, além de te receberem calorosamente depois de um dia estressante.

Schoberl destacou que os cachorros são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos - e podem imitar suas emoções. De acordo com a nova pesquisa, eles conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela. O estudo foi publicado na revista científica online PLOS ONE.

A psicologia para cães nos revela que o movimento do rabo de um cachorro é uma forma de comunicação. Por meio da cauda, um cão pode transmitir uma mensagem sutil para os seres humanos. Por exemplo, um psicólogo de cachorro pode afirmar para você que o rabo abanando de um cachorro significa felicidade.

Os chamados Animais de Assistência Emocional – Esan – ajudam pacientes com transtornos psicológicos, a exemplo de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e autismo. Além dos cachorros, estão nesta lista gatos, coelhos e até tartarugas desde que não sejam notoriamente perigosos, ferozes, venenosos ou peçonhentos.

7 melhores raças de cachorro pra pessoas com depressão

  • Vira-lata.
  • Cavalier King Charles Spaniel.
  • Pug.
  • Staffordshire Bull Terrier.
  • Golden Retriever.
  • Poodle.
  • Labrador.

O acumulador de animais é o indivíduo que tem um número exagerado de animais, em um local com deficiência de saneamento, espaço, alimento disponível, cuidados veterinários e que não atende as necessidades básicas dos animais.