Quem viu Deus no Monte?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Moisés

Moisés sobe o monte Sinai e desce do monte
Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu. Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.

João viu um novo céu e uma nova Terra, e a cidade de Nova Jerusalém descer do céu. Ele também viu que Deus habitará com Seu povo e o consolará, e que a cidade celestial de Deus será estabelecida na Terra.

Introdução. Isaías viu o Senhor e o Senhor o chamou para ministrar ao povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria.

A concepção de Deus como sendo distante e inacessível ao ser humano perpassa toda a mentalidade do Antigo Testamento. No Evangelho de João 1,18 lemos: “Ninguém jamais viu a Deus; o Unigênito, que é Deus e está no seio do Pai, esse o deu a conhecer”.

A história de Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai está entre as mais famosas da Bíblia. Moisés fica sozinho com Deus por quarenta dias, no topo de uma montanha. No final, ele desce com duas tábuas de pedra e seu rosto está radiante.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Foi no Monte Sinai que Deus se revelou a Moisés e estabelecendo uma aliança com o povo de Israel como nação. Foi nessa ocasião que que o Senhor lhes transmitiu os Dez Mandamentos.

Dessa forma, a seguir, valendo-se de fundamentações teóricas dentro dos estudos já realizados dentro da Toponímia, serão considerados, conforme a ordem que aparecem nos relatos bíblicos, os seguintes montes: Monte Ararate, Monte Mória, Monte Horebe, Monte Sinai e Monte Carmelo.

Em uma montanha da Galiléia, Jesus ensina as Beatitudes a Seus discípulos. Mateus 5:13–16. Jesus declara que Seus discípulos são “o sal da terra” e “a luz do mundo”. Mateus 5:17–48.

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

Tendo seu físico restaurando, Deus manifesta-se nos elementos da natureza (vento, fogo, terremoto e por fim, uma brisa suave) e após um momento na caverna, o profeta recebe um novo olhar sua caminhada... A presença do Altíssimo é percebida na brisa, e nas turbulências. Há desafios para Elias após a caverna.

Enquanto Moisés apascentava o rebanho nas montanhas, Deus lhe apareceu em uma sarça ardente. E Deus chamou Moisés. Este encontro é o início de seu relacionamento. Moisés é um herói que estava incrivelmente próximo de Deus.