Quem violentou Iemanjá?
Orungã, o Édipo africano, representante de um motivo universal, apaixona-se por sua mãe, que procura fugir de seus ímpetos arrebatados. Mas Orungã não pode renunciar àquela paixão insopitável. Aproveita-se, certo dia, da ausência de Aganju, o pai, e decide-se a violentar Iemanjá.
O que os filhos de Iemanjá não podem fazer?
Um filho de Iemanjá pode se tornar rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais e, às vezes, sem perdoar.
Qual a verdadeira história de Iemanjá?
O nome Iemanjá significa a mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou.
O que irrita Iemanjá?
Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.
Quem é o filho mais velho de Iemanjá?
Ogun é filho de Iemanjá e irmão mais velho de Exu e Oxossi.
Qual é o bicho de Iemanjá?
Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.
O que Iemanjá gosta de beber?
As bebidas preferidas de Iemanjá são água mineral e champanhe. Além delas, faça uma graça servindo um drinque no tom azul-claro, que combina perfeitamente com a atmosfera da festa.
Por que filha de Iemanjá não pode cortar o cabelo?
Dita estas palavras Oxum com sacrifício e lágrimas nos olhos cortou um pedaço do cabelo de Iemanjá. Desde esse dia Oxum defende sempre as filhas de Iemanjá e vice-versa. Essa é a causa pela qual as filhas de Oxum e Iemanjá devem evitar cortar muito os cabelos.
Porque os filhos de Yemanjá sofrem tanto?
Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam - o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Os filhos de Yemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana.
Porque os filhos de Iemanjá sofrem tanto?
São dominadores. A carinha de pessoa amorosa e querida esconde um dominador nato. Um filho de Iemanjá gosta de ter o comando das relações, dominar discussões e ter sempre razão. Esse tipo de temperamento acaba por sufocar as pessoas que ama.
Porque os filhos de Iemanjá tem medo do mar?
Os filhos de Iemanjá, em sua grande maioria, têm muita ligação com o mar e com a sua mãe. Como Iemanjá trabalha nas águas salgadas, seus filhos se energizam quando estão em contato com o mar. Eles não temem o mar, muito pelo contrário, a ligação dos filhos da Sereia do Mar com os mares é inexplicável.
Porque Iemanjá tem o rosto coberto?
Diferentemente de Jesus Cristo, descrito no catolicismo como uma encarnação humana de Deus, Iemanjá representa no candomblé uma força da natureza, uma energia. Nesse sentido, o orixá não tem uma cor de pele.
Como foi a morte de Ogum?
Ele morreu por pneumonia em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Qual o nome de Iemanjá na Igreja Católica?
No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Qual é o perfume preferido de Iemanjá?
As essências preferidas de Iemanjá são lavanda e jasmim. A calma trazida pela lavanda representa sua ternura para com os filhos, e o intenso perfume de jasmim representa sua beleza e sensualidade como mulher.
Qual é a Pomba Gira de Iemanjá?
Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.
Qual é o número de Iemanjá?
Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.
Quais são os 7 filhos de Iemanjá?
E do ventre desmesurado, que se rompe, nascem os seguintes deuses: Dadá, deus dos vegetais; Xango, deus do trovão; Ogum, deus do ferro e da guerra; Olokum, deus do mar; Oloxá, deusa dos lagos; Oiá, deusa do rio Niger; Oxum, deusa do rio Oxum; Obá, deusa do rio Obá; Orixá Okô, deusa da agricultura; Oxóssi, deus dos ...