Quem vende mais chocolate no mundo?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

1. Alemanha. A Alemanha se tornou o país que mais produz chocolate em 2020. A exportação nesse ano foi de US$ 4.96 bilhões, ou cerca de 17% da exportação mundial total.

Os países que mais produzem chocolate em todo o mundo são a Alemanha, Bélgica, Itália e Polônia. Estes países, juntos, contam com mais de 40% da exportação mundial de chocolate.

A ligação do chocolate com a Bélgica não é nada recente. A história começa em 1635 quando o país era um território ocupado pelos espanhóis. Estes apresentaram o cacau à Europa, quando dominavam a região da Mesoamérica, precursora do cultivo do cacau.

Confirmando as pressuposições, as mulheres são as maiores consumidoras de chocolate no Brasil, representando 55,96%, enquanto os homens são 44,04%.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

A Nugali é a marca brasileira de chocolates mais premiada do planeta! Desde 2004 produz chocolates bean-to-bar e desde 2016 é destaque nos rankings das competições internacionais. Somente em 2022 os chocolates da Nugali já acumulam 6 Medalhas e 2 delas foram para o Dragée de Café.

As 5 maiores empresas de chocolate do Brasil

  1. Nestlé Marcas conhecidas: Alpino, Baton, Charge, Chokito, Garoto, Kit Kat, Prestígio, Sensação, Suflair, Serenata de Amor e Talento. ...
  2. Kraft Foods. Marcas conhecidas: Amandita, Bis, Confeti, Diamanete Negro, Lacta, Laka, Sonho de Valsa, Ouro Branco, Milka e Toblerone. ...
  3. Arcor.

Bélgica

Bélgica. Conhecida pelos melhores chocolates do mundo, a Bélgica puxa o topo desta lista. Neste país europeu existem mais de 2.000 lojas que fornecem apenas chocolate .

E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo. Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite.

Os primeiros imigrantes europeus trouxeram ao Brasil a receita do verdadeiro chocolate. E foi com essa receita que foi criado, em 1891, o chocolate Neugebauer.

Mas a primeira barra de chocolate só nasceu em 1847, quando a empresa J.S. Fry & Sons misturou manteiga de cacau, cacau em pó e açúcar. Mais tarde, em 1875, o suíço Daniel Peter adicionou ao chocolate o leite condensado criado por Heinrich Nestlé (o nosso famoso Leite Moça hehehe).

Em 1765 surge a primeira fábrica de chocolate nos Estados Unidos, a companhia Baker's. Assim nascia uma indústria chocolateira, com os processos mecânicos substituindo os métodos artesanais. Em 1778, o francês Doret desenvolvia uma máquina para moer, misturar e aglomerar a massa de cacau.

Somente em 1847 é que uma fábrica na Inglaterra, chamada Fry Company, produziu a primeira barra de chocolate do mundo.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), a indústria de chocolate apresentou no primeiro trimestre de 2022 um crescimento de 6% em produção, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Se você ainda não sabe quais são as melhores marcas de chocolate, de barra de chocolate e de bombom, confira os tópicos abaixo!

  • Arcor. Se você é fã de Tortuguita, Rocklets ou Twister, já conhece a Arcor! ...
  • Hershey's. ...
  • Nestlé ...
  • Kopenhagen. ...
  • Lacta. ...
  • Garoto. ...
  • Cacau Show.