Quem venceu a luta entre Aquiles e Heitor?

Perguntado por: ipimenta8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo.

Conta a Ilíada que o escudo do herói grego rebateu o golpe. Aí Aquiles enfiou a lança no pescoço de Heitor, na brecha entre o capacete e a couraça, e encerrou as aventuras do troiano. O importante nisso é que, no geral, gregos e troianos da Ilíada lutam do mesmo jeito.

Enlouquecido de ira, Aquiles matou Heitor, desonrou o seu corpo e, durante doze dias, arrastou o cadáver mutilado no seu carro, dando voltas e mais voltas em torno da tumba de Pátroclo. A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos.

A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.

Após a morte de Heitor, assassinado por Aquiles, foi ao acampamento dele para resgatar o corpo, ganhando assim a admiração de Aquiles.

Heitor, príncipe de Troia, mata em combate Pátroclo, companheiro do herói primordial grego, Aquiles. Este, tomado de ira, vinga-se matando Heitor, mas não sem antes disputar com ferocidade a posse do cadáver de Pátroclo – suprema desonra seria abandoná-lo à sanha dos inimigos, aos “cachorros e abutres de Troia”.

Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Aquiles obteve finalmente sua vingança, matando Heitor com um único golpe no pescoço. Amarrou então o corpo do derrotado ao seu carro, e o arrastou pelo campo de batalha por nove dias.

Aquiles era filho de uma deusa, Tétis, com um mortal. Ao nascer, sua mãe, prevendo o futuro do filho, lançou-o às águas do mar Estige, que o tornaria imortal, segurando-o apenas pelo calcanhar, onde, veremos, ficou vulnerável.

No final de O Cravo e a Rosa, Heitor vai desistir de tentar dar golpes do baú, até porque é desmascarado por todas as pretendentes. Mas isso, ao contrário do que muita gente pensa (e deseja), não vai abalar o pilantra.

O banqueiro conta com a ajuda de um amigo e descobre toda a armação do pilantra. Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Heitor (Rodrigo Faro) é abandonado no altar por Bianca (Leandra Leal) e depois desmascarado por Batista (Luís Mello).

Heitor e Andrómaca tiveram um filho, Astianacte ou Astianax, que foi assassinado por Pirro ou Neoptolemo, filho de Aquiles, quando Troia caiu.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.