Quem venceu a guerra com os filisteus?

Perguntado por: iespinosa9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Saul

Exército de Saul vence a guerra contra os filisteus | Reis.

No campo de batalha, os inimigos começaram a lutar uns contra os outros. Assim, o Senhor concedeu a vitória a Israel. Com a graça de Deus, os israelitas derrotaram os filisteus, mas estavam cansados, com muita sede e fome.

Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico, e foram derrotados por Israel. 11 Os soldados de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho.

Após a batalha contra os filisteus, os Valentes de Davi retornaram para Jerusalém vitoriosos, mas sem nenhuma comemoração, pois o rei de Israel havia sumido... Após a vitória de Israel, os soldados não encontram Davi e a preocupação tomou conta de todos os homens...

Saul viu que iria perder a batalha contra os filisteus. Em vez de morrer nas mãos dos filisteus, Saul pediu a seu escudeiro que lhe tirasse a vida, mas o escudeiro não quis fazê-lo. Então, Saul lançou-se sobre sua própria espada e tirou a própria vida.

Usado pelo Espírito do Senhor, Sansão também castigou os filisteus. Com uma queixada de jumento, ele foi capaz de matar mil deles. Mas seu grande feito contra os filisteus se deu por ocasião de sua morte. Ele destruiu o templo filisteu em Gaza e matou muitos dos principais líderes filisteus (Juízes 13-16).

Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos” (Juízes 16:28). Por meio de Sansão Deus trouxe libertação a Israel dos filisteus.

O rei filisteu Luciér (Daniel Blanco/Sergio Dias Maciel) movimentou a superprodução Reis desde a primeira temporada da série, quando se disfarçou como israelita. O personagem foi morto no desfecho de A Rejeição pelo próprio neto, Áquis (Augusto Garcia), novo soberano da Filístia.

50 anos

Deus livrou os israelitas, e o exército de Saul (Carlo Porto) conseguiu vencer a batalha contra os filisteus após 50 anos sem guerras entre os dois povos. O embate começou por conta do ataque de Jônatas (Miguel Coelho) à guarnição dos inimigos.

1 Samuel 7
2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.

Os filisteus, um povo guerreiro com raízes antigas, desempenharam um papel significativo nas narrativas bíblicas e na história da região de Canaã. Com seu domínio militar e adoração a outros deuses, eles se tornaram inimigos dos israelitas, enfrentando-os em batalhas e provocando o julgamento divino.

Os filisteus eram um povo antigo mencionado na Bíblia, principalmente no Antigo Testamento. Eles eram conhecidos por serem inimigos dos israelitas e viveram na região costeira do Levante, que hoje abrange partes de Israel, Palestina e Líbano.

Significado de Filisteu
substantivo masculino Indivíduo pertencente a um povo antigo que habitava a Síria. [Figurado] Homem agigantado e desajeitado; brutamontes. [Figurado] Pessoa vulgar de mentalidade estreita. substantivo masculino plural Antigos habitantes da Cananéia; palestinos.

Quando os sacrifícios eram ofertados no Tabernáculo, Hofni e Finéias tomavam para si a porção que não lhes pertencia; nem que para isso eles tivessem de usar a violência. E o comportamento desses dois irmãos levou a população de Israel a desprezar as ofertas ao Senhor (1 Samuel 2:12-17).

Quileabe

O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas.

Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”.

Mas desta vez foi um pecado e Deus falou para Davi escolher entre 3 castigos: - Três anos de fome. - Três meses da espada do inimigo. - Três dias da espada de Deus, isto é, uma peste na terra e o anjo do Senhor destruam todos os termos de Israel.

Saul mais uma vez desobedeceu uma ordem direta de Deus, poupando o rei de Amaleque, animais e tudo mais que era bom. Saul pôs tudo a perder com mais esse ato de desobediência. Deus rejeitou a Saul como rei. Depois disso, Samuel ungiu Davi como rei.

Os cientistas encontraram objetos típicos da civilização filisteia, assim como cerâmica da época do rei Davi, afirma o texto. Inimigos jurados do povo judeu, os filisteus controlaram um território que hoje em dia corresponde ao centro e sul de Israel e à Faixa de Gaza.

Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).

Davi foge para Aquis, em Gate — Ele mora entre os filisteus por dezesseis meses.