Quem vem primeiro padre ou frei?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Na Igreja Católica, o presbítero ou padre é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de Bispo. frei/freira, monge/monja ou frade/frater de um convento ou mosteiro que professou votos perpétuos ou simples.

Ser padre é uma vocação, assim como o casamento. Ser religioso é outra vocação (ser franciscano, jesuíta, salesiano, redentorista, dominicano etc.); em mais de uma dessas congregações, seus religiosos são chamados de freis, como título interno.

De acordo com cada Congregação, o religioso pode iniciar seu ministério como frei ou frater e se tornar padre, após receber o devido Sacramento.

O bispo ou arcebispo tem o poder de estabelecer o sacramento da ordem. Ele pode elevar diáconos a padres.

Assim, pelo fato de pertencer a uma família religiosa (um instituto religioso, ordem, congregação ou associação), a pessoa se torna frei = irmão. A partir do Noviciado, torna-se membro daquela ordem ou congregação. Após o Noviciado, professa os primeiros votos, de pobreza, castidade e obediência.

Antes de ser ordenado padre, o candidato se torna diácono e faz votos de castidade.

Antes de delimitarmos, de modo claro, os diferentes graus da hierarquia da Igreja Católica convém salientar que, no que concerne à dimensão do Sacramento da Ordem, há somente 3 graus: primeiro grau, o diaconato; segundo grau, o presbiterato; e, terceiro grau, a plenitude do sacramento, que é o episcopado.

No entanto, apesar do Papa Francisco não receber nenhum dinheiro na forma de um salário mensal, ele tem todas as despesas de viagem e necessidades de vida pagas pelo Vaticano. Ele nunca precisa se preocupar com comida ou moradia, mas não tem renda para fazer compras online nem no cartão de crédito.

Frei significa “Frade», «Irmão”. É um título para o Religioso, um homem retirado do povo para incorporar-se à uma congregação religiosa para viver uma mesma regra de vida no Convento ou Mosteiro, deixada por seu Santo Fundador, em nosso caso, a Regra deixada por Santo Agostinho, sec.

O caso mais clássico é o da vida religiosa: monges e monjas, freiras e frades. Contudo, é cada vez mais comum, no âmbito das novas comunidades, que leigos e leigas optem pelo celibato, seja mantendo sua profissão, seja dedicando-se integralmente a atividades de evangelização ou de serviço caritativo.

Como se dirigir a um Frade: em uma apresentação formal, um Frade deve ser apresentado como "Frei (Nome) da (nome da comunidade)". Ao se dirigir diretamente a ele, diga "Frei (Nome) - ou, por escrito, como "Reverendíssimo Frei (Nome), (iniciais da comunidade dele)".

Franciscanos, jesuítas, beneditinos, carmelitas… As ordens e congregações religiosas católicas imprimem há séculos a sua marca na história da humanidade.

O coroinha fica responsável por todas as funções da liturgia que não exigem investidura do bispo. Ele cuida das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções. A diferença entre coroinha e o acólito se dá basicamente pela idade.

Na hierarquia da Igreja Católica, o cardeal só está abaixo do papa. Os cardeais compõem o conclave que elege o líder máximo da igreja, após a morte do antecessor. É freqüente que, mesmo depois de nomeado cardeal, o clérigo mantenha o seu trabalho de bispo ou arcebispo, dirigindo uma diocese ou uma arquidiocese.

As hierarquias eclesiásticas fundamentam-se através do sacramento da ordem que os vários ministros da Igreja recebem nas várias fases da sua vivência e atividade ao serviço da Igreja.

NÃO é certo porque a palavra frei constitui uma forma de tratamento e só pode ser usada diante do nome da pessoa: frei Galvão, frei Damião. O membro da ordem religiosa, porém, é um frade.

Frade é a designação dada a um católico consagrado que pertence a uma ordem religiosa mendicante e que vive normalmente num convento. Ele tanto pode ser um clérigo como um leigo.

Freira é o termo feminino da palavra "Frei", que vem do latim "Frater" e que significa "irmão". POrtanto, a palavra "freira" é o mesmo que "irmã", e é o título dado à mulher que se consagra totalmente a Deus na vida religiosa.

Ele explica que essas denominações são quase a mesma coisa; o que muda é que o padre é consagrado ao ministério sacerdotal. Já frei e irmão são títulos usados na vida religiosa de uma ordem ou congregação. Acontece também de um frei ser padre, em algumas situações.