Quem vem primeiro na cadeia alimentar?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A planta ocupa o primeiro nível trófico, o dos produtores (autotróficos). Na sequência, podemos observar um rato, que se alimenta da planta, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário (herbívoro).

O primeiro nível trófico é representado pelos produtores, que no caso da cadeia em questão são vegetais. O segundo nível trófico é representado pelo consumidor primário (gafanhoto), o qual se alimenta do produtor.

O primeiro elo dessa 'cadeia alimentar' é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta – e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores.

A cadeia alimentar inicia-se com um produtor e finaliza-se com o decompositor, que nem sempre é representado. Percebemos, portanto, que cada um dos componentes das cadeias alimentares caracterizam-se por terem organismos com necessidades alimentares em comum.

Como dito anteriormente, consumidores primários são seres que se alimentam de organismos produtores, como algas e plantas. Assim, pode-se concluir que vacas, cavalos, girafas, ovelhas, esquilos e todos os outros animais herbívoros, são classificados como consumidores primários em uma cadeia alimentar.

No topo da cadeias alimentar estão os “predadores de topo” que, por norma, não têm predador específico e por isso acabam por morrer sem serem predados. Contudo, servirão de alimento aos decompositores.

Na cadeia alimentar, os produtores são aqueles que produzem o seu próprio alimento (autotrófico). O capim é o produtor e a vaca se alimenta diretamente dele, sendo classificada como consumidora primária.

Para isso, você pode começar listando os produtores primários, os herbívoros, os onívoros e os carnívoros do habitat que quer estudar. Depois, ligue-os com setinhas que indiquem a relação de predador e presa. O produto final vai ficar com um aspecto geométrico (daí o nome "teia").

Produtores: produzem a própria energia, como as plantas e o fitoplâncton. Consumidores: animais que se alimentam de produtores e/ou outros consumidores; podem ser herbívoros, onívoros ou carnívoros.

O consumidor terciário é aquele que se alimenta do secundário, como é o caso da cobra alimentando-se do sapo.

Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

Seres consumidores
Os consumidores de primeira ordem podem ser animais herbívoros, que se alimentam de plantas, ou animais onívoros, que comem plantas e outros animais.

Trata-se da cachalote, o maior animal com dentes que existe atualmente e, portanto, o maior predador na Terra. Pode medir 21 metros de comprimento, um terço dos quais representam a cabeça do animal.

onça pintada

Já no Brasil, o maior predador encontrado é a onça pintada, que atinge em média 120 kg. "Os maiores animais estão no Pantanal, onde já houve registro de onça com 158 kg", aponta Eizirik.

Ao final da cadeia alimentar, ocupando o último nível trófico, encontram-se os decompositores, que são os seres sapróbios ou saprófagos, principalmente os fungos e bactérias que vivem no solo e na água e são responsáveis por reciclar a matéria orgânica, que inclui dejetos dos seres detritívoros (como a minhoca e urubus ...