Quem vem em primeiro lugar esposa ou filhos?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar. Para muitos casais modernos, as crianças são a prioridade número um e o casamento é a prioridade número 10 – e poucos de nós passamos das três prioridades principais na nossa lista diária de tarefas pendentes.

Mas lembre-se: o casamento vem em primeiro lugar. Sua mulher é prioridade, mais que os filhos. Lembre-se do que você prometeu a ela diante de Deus: amá-la, respeitá-la e dar a sua vida por ela, caso seja necessário.

Valorização, diálogo e carinho estão no topo da lista de prioridades para quem está em um relacionamento estável.

“O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

Um dos Dez Mandamentos dados a Moisés no Velho Testamento fala diretamente sobre o relacionamento entre pais e filhos: “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12).

Quando um homem não valoriza a esposa, é possível que você esteja sentindo falta de algo que você necessita. Nesse caso, com total liberdade, peça isso para ele. Realize os seus pedidos de forma não imperativa, mas sim com tom assertivo, porque a forma como você pede as coisas pode ajudar a melhorar a sua relação.

Se alguém me convida para um acontecimento, só poderei ir se for prioridade para mim, porque, se tenho outras prioridades preciso, de fato, corresponder a elas. Só participa do Reino de Deus: quem tem Deus em primeiro lugar; quem O prioriza em sua vida.

Se um dos envolvidos no relacionamento só pensa em si e não consegue fazer nada pelo outro é porque essa relação já não tem mais tanta importância assim. Ou pelo menos nesse momento não é prioridade. “Se eu não faço nada pelo outro preciso pensar como me sentiria se ninguém fizesse nada por mim”, argumenta Eloísa.

Quando seu parceiro não dá prioridade ao relacionamento, é normal você sentir que está solteira. Em um casal, o ideal é que as duas pessoas valorizem uma à outra — e é por isso que situações como essa são tão desoladoras. Tente conversar com ele sobre o assunto e as mudanças que você gostaria de ver.

– O Apóstolo diz os maridos devem amar às suas mulheres como a si mesmos. Ora, devemos amar a nós mesmos mais que aos pais.

Por isso, trazemos abaixo algumas frases da Bíblia sobre a importância da família: Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

Muitos casais relatam que após o nascimento dos filhos ocorre uma modificação no relacionamento amoroso: casais que quase não brigavam, começam a ter brigas homéricas. As queixas mais frequentes giram em torno da “falta de ajuda” do marido com as crianças ou o “autoritarismo” da mãe.

“Amarás (…) o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.” Aprendemos que esse é o primeiro mandamento e que o segundo, semelhante a ele é; “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Ter filhos é o sonho de boa parte dos casais. Mas atenção: tê-los em excesso, em pouca quantidade ou simplesmente não ser pai ou mãe pode aumentar as chances de desenvolver doenças, como as cardíacas e câncer, e de morrer em um acidente de carro, por exemplo.