Quem veio primeiro Egito ou Mesopotâmia?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ao contrário do Egito, que, desde aproximadamente 3200 a.C., se constituiu como um Estado centralizado, a Mesopotâmia foi dominada por sucessivos povos que impunham suas determinações aos dominados, mas sem perder as características gerais da organização da região.

O Egito e a Mesopotâmia fixaram seu lugar de relevância nos livros de História, pois os dois lugares são tidos como contemporâneos pioneiros das sociedades complexas, os primeiros grupos a se unirem para além do modelo tribal, formando um Estado, níveis de sociabilidade, hierarquias, escrita, sistemas de distribuição ...

Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.

Origem. Acredita-se que antes dos Sumérios chegarem, a baixa Mesopotâmia foi ocupada pelos Ubaidas, um povo que não pertencia ao grupo semita. Para quem tem interesse em pesquisar, esse povo ubaidiano foi muito importante e com certeza foi responsável pelo alicerce da civilização Suméria.

Vem com a gente!

  1. Aborígenes (50.000 a.C) 7 civilizações mais antigas do mundo: Aborígenes – Foto: Reprodução/internet. ...
  2. Jiahu (7000 a.C – 5700 a.C) ...
  3. Mesopotâmia (3.500 a.C – 500 a.C) ...
  4. Vale do Indo (3.300 a.C – 1.900 a.C) ...
  5. Antigo Egito (3.150 a.C – 30 a.C) ...
  6. Maias (2.600 a.C – 900 a.C) ...
  7. Grécia Antiga (2.000 a.C – 479 a.C)

Os sumérios foram os primeiros povos a chegarem à Mesopotâmia e dominaram a região entre 3200 a.C. e 2800 a.C. Como estavam próximos dos rios, eles buscaram utilizar a água da ...

Civilizações antigas: resumo sobre os povos da Idade Antiga

  • Civilização Grega.
  • Império Macedônio.
  • Civilização Romana.

Quando falamos de civilizações orientais, estamos considerando os povos mesopotâmicos, fenícios, hebreus, persas, egípcios, hititas e muitos outros. No caso das civilizações clássicas, estamos nos referindo aos gregos e aos romanos. No caso dos gregos, costumam ser incluídos os cretenses e os micênicos.

Na Mesopotâmia, tiveram dois deuses estatais principais: Assur foi o deus do Sol e guardião da cidade Assur, adorado em Nínive; Marduque era o deus adorado pelos babilônicos e citado no Enuma Elis como "Deus Supremo", a fim de enfrentar a monstro Tiamate.

Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque.

A palavra “Mesopotâmia” teve origem no idioma grego e significa “terra entre rios”, fazendo menção exatamente aos dois rios que banhavam seu território. A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates.

Mesopotâmia. A Mesopotâmia é nomeada por muitos como o berço da civilização, uma vez que parte das primeiras cidades formadas pelo homem surgiu lá. As civilizações mesopotâmicas desenvolveram-se entre os rios Tigre e Eufrates, e, por isso, ficaram conhecidas como “terra entre rios”.

1. Biblos – Líbano. Há registros da existência desta cidade desde o ano 5000 a.C. Naturalmente, com tanto tempo de vida, Biblos foi morada de diversos povos e é considerada a cidade mais antiga do mundo continuamente habitada.

Ocupada por grupos humanos desde o período Neolítico, por volta de 4.000 a.C., algumas cidades cresceram possibilitando uma defesa militar organizada, uma centralização da autoridade e controle da população, proporcionando o surgimento da Primeira civilização, juntamente com o Egito.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

Aliás, podemos citar como os povos mesopotâmicos os sumérios, babilônicos, hititas, assírios e caldeus. Além disso, esses são considerados os pioneiros das primeiras civilizações da humanidade e responsáveis por disseminar e influenciar formas de cultura e governo em outros lugares do mundo.

A queda dos Sumérios ocorreu por fatores como seca e invasões de outros povos, sobretudo os acádios, que se instalaram na mesma região.

Esse arco temporal que enquadra o período da Antiguidade orienta-se, convencionalmente, pelo florescimento e apogeu das civilizações que se desenvolveram na Europa e no Médio Oriente, isto é, as civilizações da Mesopotâmia, do Egito Antigo, os povos Hebreus, a Grécia Antiga e a Roma Antiga.

Muito antes de se transformar em um imponente império, a civilização egípcia passou anos estabelecendo o processo de povoamento das regiões próximas ao Vale do rio Nilo. Segundo algumas pesquisas, os primeiros povos a ocuparem a região foram os hamíticos, semitas e núbios.

pelasgos

Os pelasgos foram seus primeiros habitantes, possivelmente, de origem mediterrânea. Os cretenses, porém, foram mais importante como civilização, predominando em toda a região do Egeu. Tantos os pelasgos como os cretenses, geralmente são considerados povos anteriores aos gregos (povos pré-helênicos).

Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.