Quem veio primeiro Calvino ou Lutero?

Perguntado por: lparaiso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O Calvinismo é uma doutrina teológica surgida a partir da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI. A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509-1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero.

Martinho Lutero

Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.

O calvinismo é uma religião cristã fundada por João Calvino, em 1536, no contexto da Reforma Protestante, quando surgiram outras religiões que pregavam o cristianismo fora dos ensinamentos da Igreja Católica.

Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras (ou seja, por aquilo que os cristãos fizessem em vida), enquanto que Calvino defendia que a salvação só poderia acontecer por meio da predestinação.

Lutero é o nome mais conhecido da Reforma Protestante, contudo tal movimento teve como base os ideias do professor e teólogo inglês, John Wycliffe. Ele levantou diversas questões sobre a Igreja, entre elas a necessidade da figura do Papa, Wycliffe pregava que "Nosso papa é o Cristo".

Ele defendia que Maria permaneceu virgem e que era a Teótoco, a "mãe de Deus". Alguns teólogos também ressaltam que Lutero, trezentos anos antes da dogmatização da Imaculada Conceição pelo papa Pio IX (1854), era um firme defensor deste ponto de vista.

No contexto da Reforma Protestante do século 16, o calvinismo é uma das três principais vertentes, ao lado do luteranismo e da criação da Igreja Anglicana. Desta forma, Calvino também foi um dos responsáveis por quebrar a hegemonia ocidental da Igreja Católica.

Entre 1533 e 1534, João Calvino converteu-se ao protestantismo. Ele manteve grande contato com as ideias de Lutero, mas atribuiu sua conversão à providência divina. Ainda em 1534, Calvino assumiu publicamente sua conversão ao protestantismo.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo – Jornal da USP.

Martinho Lutero foi um monge alemão que, inconformado com algumas práticas da Igreja Católica, iniciou involuntariamente um movimento que deu origem ao protestantismo.

Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

João Calvino

O calvinismo foi uma doutrina religiosa iniciada por João Calvino (1509-1564) na Suíça, mais precisamente na cidade de Genebra, em meados do século XVI.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento.

Os principais reformadores e o seu impacto na fé cristã

  • #1 Martinho Lutero (1483-1546)
  • #2 João Calvino (1509-1564)
  • #3 Ulrico Zuínglio (1484-1531)
  • #4 John Knox (1514 – 1572)
  • #5 Jan Huss (1369 – 1415)

Lutero e Calvino, acreditavam que o perdão divino só poderia ser concedido por Deus, e que nenhum homem na terra teria esse poder. Acreditavam que o papel da Igreja seria apenas da mediação e propagação da religião e nada mais.

Martinho Lutero não concordava com a cobrança de indulgências e era defensor da ideia de que a salvação é obtida pela fé. A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa que aconteceu dentro do cristianismo, sendo iniciado por Martinho Lutero em 1517.

Jan Hus

Jan Hus, reformador da Igreja, é queimado vivo em 6 de julho de 1415, condenado pelo Concílio de Constança por heresia. Suas cinzas foram lançadas no rio que atravessa Constança, cidade do sul da Alemanha. Em 1414 se reúne na cidade um concílio eclesiástico cujas sessões se estenderam até 1418.

Frederico, o Sábio

Frederico III, também conhecido como Frederico, o Sábio, (17 de Janeiro de 1463 - 5 de Maio de 1525) foi o Príncipe-eleitor da Saxónia entre 1486 e 1525.

Na verdade, Lutero era contra as práticas abusivas na venda das indulgências, venda feita por pessoas inescrupulosas como era o caso do frade dominicano Johann Tetzel com quem Martinho Lutero entrou em atrito direto.

caroolinecorrea. Martinho Lutero foi um monge alemão que viveu entre 1483 e 1546. As 10 principais teses de Martinho Lutero são: Condenação a usura (cobrança de juros) Condenação a venda de indulgências; Salvação pela fé; Livre leitura da bíblia; Condenação ao celibato clerical.