Quem veio primeiro Arcadismo ou Romantismo?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

O Arcadismo no Brasil foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo.

Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);

Quinhentismo (1500 – 1601)
O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária do Brasil e tem esse nome pelo fato da literatura nacional ter começado no ano de 1500, época da colonização portuguesa. Por isso, as obras não eram ligadas ao povo brasileiro, mas aos colonizadores europeus.

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

A árcade tinha características clássicas, como a presença de pastores e ovelhas em ambientes equilibrados. Já na natureza romantica, que aconteceu um pouco mais tarde, no conceito de independência do Brasil, existem elementos do país e tropicais, como araras, índios, jandaias e o mar verde.

O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. Grandes autores e obras representam o Arcadismo no Brasil. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII.

O Romantismo no Brasil teve início em 1836, com a publicação do livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.

Primeira geração romântica (1836 a 1852): geração nacionalista-indianista. Segunda geração romântica (1853 a 1869): geração ultrarromântica. Terceira geração romântica (1870 a 1880): geração condoreira.

Quinhentismo (século XVI)
Primeiro movimento literário do Brasil, o Quinhentismo surge no início do século XV sendo marcado pela chegada dos portugueses ao Brasil.

O Romantismo termina no Brasil com a obra de Mulato de Aloísio de Azevedo. A escola literária que precedeu o romantismo foi: a escola do realismo e a que segui o foi: o arcadismo.

1825

De tal modo, o arcadismo esteve marcado por uma arte menos rebuscada e extravagante que representava o movimento anterior. O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.

Saiba mais sobre as escolas literárias da era nacional:
Naturalismo. Parnasianismo. Simbolismo. Pré-Modernismo.

A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Outras denominações para períodos literários

  • Trovadorismo.
  • Simbolismo.
  • Romantismo.

Há também algumas Escolas Literárias europeias que não chegaram ao Brasil, mas que, além de influenciar a Literatura Brasileira, costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São elas: Trovadorismo (1189 a 1418); Humanismo (1418 a 1527);

escola Pós-modernismo

A escola Pós-modernismo é a que vivemos atualmente. Há liberdade artística, espontaneidade e combinações de estilos como principais características.

Resposta. O homem do Classicismo era equilibrado, saudável, moralista e disciplinado. Demonstrando grande prazer pela vida em sociedade. O homem do Romantismo era cheio de traumas, indisciplinado, instável, egocêntrico, pessimista e sem preocupações morais.