Quem vê os olhos ou o cérebro?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

Resposta: A visão é feita pelo cérebro. Os olhos funcionam como órgãos de conversão seletiva do estímulo luminoso em sinais elétricos. Durante todo o trajeto através do sistema visual, os estímulos vão sendo depurados até gerarem uma impressão visual única, provavelmente no córtex occipital.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.

O Ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central. É sintetizado a partir do glutamato (um dos neurotransmissores mais importantes do nosso sistema nervoso).

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.

lóbulo occipital
O lobo frontal é importante para funções cognitivas e controle de movimento ou atividade voluntária. O lobo parietal processa informações sobre temperatura, paladar, toque e movimento, enquanto o lobo occipital é o principal responsável pela visão.

Lobo Occipital: Localizado na parte inferior do cérebro, essa região tem a função de processar as informações visuais.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

A visão começa a se desenvolver ainda dentro do útero.
Mas, ainda que os bebês tenham a estrutura biológica da visão formada ao nascer, eles irão aprender a usar os olhos ao longo do tempo, e esse processo de maturação visual está só se completa por volta dos 7 a 8 anos de idade.

Nosso cérebro é capaz de pregar peças distorcendo nossas percepções, dependendo do nosso estado físico, emocional e das circunstâncias nas quais vivemos, conforme indica o livro “Percepção: como nossos corpos moldam nossas mentes”, publicado por Dennis Proffitt, psicólogo da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos ...

Usando suas medições de quando um pensamento começa e termina Tseng e Poppenk preveem que uma pessoa tenha cerca de 6,2 mil pensamentos por dia. Suas medidas mentais também podem prever detalhes da personalidade dos voluntários apenas observando seus pensamentos através da fRMI.

“[No estudo] foi possível captar instantes antes e depois do momento da morte desse paciente. O que se notou é que 15 segundos antes e depois houve oscilações gama. Então acaba sendo um ritmo de funcionamento eletroencefalográfico bastante alto, com mais de 32 hertz de frequência”, afirma Gomes.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

Para o chefe do Serviço de Imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luiz Fernando Jobim, o cérebro é o grande órgão que nunca foi e não vai ser tão cedo transplantado. "É muito complexo e tem toda a parte nervosa, que dificilmente se conseguirá conectar com o resto do corpo", afirma.

O sistema nervoso autônomo (SNA), por meio da ação antagônica do simpático e do parassimpático, que dilata, contrai o esfíncter pupilar respectivamente e regula o tamanho da pupila.

Retina Artificial: pacientes cegos podem voltar a enxergar sem usar os olhos. A Retina Artificial é mais uma invenção de muitas que vêm sendo desenvolvidas graças ao avanço da tecnologia.

7 g

O olho humano é aproximadamente esférico com diâmetro em torno de 2,5 cm, e peso de 7 g. O olho pode ser considerado como um dispositivo que captura a luz e a focaliza em uma superfície de fundo (retina).