Quem vai se encontrar com Jacó no meio do caminho?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Gênesis 32. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

1. Quando Jacó seguiu viagem, anjos de Deus vieram encontrar-se com ele. 2Ao vê-los, Jacó exclamou: “Este é o acampamento de Deus!”. Por isso, chamou o lugar de Maanaim.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Sem opções, Jacó teve que respeitar a semana de celebrações de seu primeiro casamento e, então, pôde se casar com Raquel, seu verdadeiro amor. Em troca, deveria trabalhar mais sete anos para seu tio. Por muito amar a prima, o filho de Isaque não se importou.

"Raquel não era vilã, mas não era a escolhida de Deus, e sim de Jacó" Com a história de Jacó, conhecemos Lia e Raquel. Lia, a irmã mais velha, que tem os olhos tenros, e Raquel, a mais formosa que conquista Jacó.

Lia já começou a atravessar uma via-crúcis ao ser desprezada pelo pai, que não tem coragem sequer de olhá-la na cara por conta da semelhança física com a mãe, Adinah (Michelle Batista).

Após longos anos, Jacó entende que Lia foi escolhida por Deus e se declara: “Eu te amo”

José, Filho de Jacó

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

O criador manda uma mensagem por meio de um sonho. Nos próximos capítulos de Gênesis, Jacó (Petrônio Gontijo) descobrirá que José (Juliano Laham) não morreu e que se tornou o governador do Egito. Os filhos vão fazer a revelação após encontrarem o irmão durante a busca por comida.

Um amor inesquecível
Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

46José tinha trinta anos quando se apresentou diante do Faraó, rei do Egito, e José deixou a presença do Faraó e percorreu toda a terra do Egito.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

O que Esaú fez para demonstrar que tinha superado seu ódio e perdoado Jacó? [Ele correu para encontrar-se com Jacó, abraçou-o e chorou com ele (ver versículo 4). Também aceitou o presente de Jacó (ver versículo 11).]

Até aquele momento Jacó era o enganador – este é o significado de seu nome, mas Deus estava começando a escrever uma nova história com Jacó. Jacó passou longo período no exílio. Casou, teve filhos e foi enganado diversas vezes por seu sogro, Labão, um vilão assumido.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

Jacó era o filho favorito de Rebeca
Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.