Quem vai assumir a fábrica da Ford no Brasil?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

A montadora chinesa BYD vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), informou o governo do estado. Os detalhes da operação serão revelados nesta terça-feira (4) pelo governador, Jerônimo Rodrigues (PT), e pela vice-presidente global da companhia, Stella Li, em evento no Farol da Barra, em Salvador.

A Ford anunciou nesta sexta-feira (19) que retomará a produção de veículos no Brasil a partir da próxima segunda-feira (22), acompanhando decisão da rival Toyota que divulgou mais cedo retorno de operações no país de forma gradual a partir da semana que vem.

Após meses de impasse e informações desencontradas, a BYD finalmente produzirá carros no Brasil. A montadora chinesa assumirá a fábrica da Ford em Camaçari (BA), que encerrou suas atividades em 2021.

FORD VENDE HOJE 9% DO QUE VENDIA HÁ TRÊS ANOS
No ano passado, em 2022, esse número foi de 20,5 mil unidades, segundo a Fenabrave. A empresa gastou bilhões de Reais em indenizações a trabalhadores demitidos, concessionários e ao governo da Bahia (que segundo a imprensa foi indenizado em R$ 2,5 bilhões).

A montadora GWM (Great Wall Motors) anunciou nesta quinta (27) que vai começar a produção de carros no Brasil em 1º de maio de 2024. A empresa chinesa tem uma fábrica em Iracemápolis (SP), a 167 km da capital paulista.

Grupo Ford
Hoje temos apenas a Ford e a Lincoln, divisão de luxo atuante nos EUA. Antes disso, até 2021, ela também contava com a Troller, frente nacional da da Ford Ranger. O que acabou após as fábricas da marca deixarem nosso país.

Ford Motor Company
Hoje, o grupo conta apenas com a própria Ford (carros e caminhões), a fabricante de luxo Lincoln e a brasileiríssima Troller.

Não foi revelado o valor que companhia vai receber do governo estadual pela aquisição permitida na legislação de reversão. A decisão acertada entre a direção da Ford e o governo da Bahia vai facilitar as negociações com a chinesa BYD, que há mais de um ano negocia a compra das instalações.

Se precisar de peças de reposição ou manutenção, os motoristas podem continuar procurando as concessionárias da marca. O anúncio também gerou preocupação com o preço das peças dos veículos. A Ford informou que vai manter a fabricação de peças por alguns meses para ter estoque e atender os clientes no pós-venda.

Até o momento, sete modelos são conhecidos: Maverick híbrida, Transit com câmbio automático, Transit Chassi Cabine, Transit elétrica, Mustang Mach-E, F-150 e nova Ranger. Durante a apresentação realizada à imprensa, a fabricante confirmou mais três produtos que não foram revelados.

"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

A fábrica da Ford foi desmontada aos poucos entre janeiro e dezembro de 2021. De acordo com um engenheiro que preferiu não ser identificado, 90% das máquinas foram direcionadas para a fábrica de General Pacheco, na Argentina, para serem vendidas em leilões para reaproveitamento do aço ou até mesmo como sucata.

A chinesa BYD está próxima de anunciar a compra da antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA), desativada desde 2021, quando a americana encerrou suas atividades produtivas no país.

A expectativa é iniciar a produção no segundo semestre de 2024. As tratativas para a chegada da montadora na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado.