Quem usa tornozeleira pode sair durante o dia?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O pedido é feito pelo defensor do condenado e o juiz da vara de execuções penais determina que aquele condenado tornozelado poderá se deslocar em dia e hora específicos, com destino previamente autorizado e determinado.

O rompimento da tornozeleira eletrônica ou o uso da tornozeleira sem bateria suficiente constitui falta grave, nos termos do art. 50, inc. V , da Lei nº 7.210 /84, passível de regressão de regime nos exatos termos do inc.

A saída pode ser concedida sem monitoramento eletrônico (tornozeleira), a depender da disponibilidade de equipamento. Não há prazo para se solicitar a Saída Temporária e a partir do momento que se adquire o direito, a saída já pode ser solicitada.

A tornozeleira irá vibrar e emitir bipes a cada 5 minutos. Esta sinalização indica que há a necessidade do monitorado entrar em contato urgente com a Unidade Gestora de Monitoração.

Com tornozeleira eletrônica, detento poderá ir a culto religioso.

Caso haja prisão em flagrante por novo delito, o texto permite a imediata retirada da tornozeleira, já que houve conversão em prisão preventiva.

É muito utilizada para a prática esportiva e auxilia na prevenção de lesões, seu formato é anatômico e o material exerce compressão na articulação.

O recomendado é que a tornozeleira faça uma compressão sem exagero para não causar inchaços nem interferir na circulação sanguínea. Ou seja, não pode ser também muito apertada. O tempo de utilização vai de acordo com a necessidade de cada um.

Se você remover ou quebrar a tornozeleira eletrônica, o sistema de monitoramento vai sinalizar, por meio de um alarme, que aconteceu algo estranho com o aparelho e o setor responsável pelo monitoramento será acionado. Após, eles informarão ao fórum que você violou o monitoramento eletrônico.

Quem tem direito? Presos com bom comportamento atestado pelo seu histórico junto ao diretor do presídio e aprovado pelo Ministério Público. cumprem pena em regime semiaberto, que cumpriram um sexto da pena e seja réu primário (tenha cometido seu primeiro crime).

Em casos de violência doméstica e familiar, a justiça pode determinar a monitoração eletrônica. Nesse caso, a pessoa monitorada (acusado) deve manter-se afastada das pessoas indicadas pelo juiz.

De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), cada tornozeleira tem um custo de R$ 245 por mês, débito que será ser repassado ao presidiário.

O juiz federal substituto Dineu de Paula, do regime de plantão da Justiça Federal do Paraná, autorizou nesta 5ª feira (23. dez. 2021) a retirada da tornozeleira eletrônica utilizada desde 2019 pelo ex-ministro Antonio Palocci.

A autarquia sustentou que apenas a prisão em regime fechado ou semiaberto permite a concessão do benefício, o que não teria sido informado no atestado prisional do segurado. Também alegou não ser possível o pagamento do auxílio em períodos em que ele esteve em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.

Há alguns debates quanto ao que pode ser usado como tornozeleira. Tradicionalmente, a mulher solteira usaria a tornozeleira em seu pé direito e a mulher casada no pé esquerdo, o mesmo lado que seu anel de casamento.

Usam para mostrar a sua bravura como fazendo parte da sua tribo relativo às rivais. Neste país, a palavra "jhangheer" quer dizer tornozeleira e significa correntes. Assim, a tornozeleira é a corrente que uma mulher usa em seu casamento.

Em outros lugares do mundo, a tornozeleira simboliza ainda adoração a alguma religião, fazer parte de uma comunidade ou tribo, e até pra indicar que a pessoa que usa é forte e energizada. Hoje, a tornozeleira se destaca como joia e bijuteria que dá um charme lindo pras pernas e pés.

Mas, em alguns casos é possível a sua retirada de forma antecipada, pois o uso desse monitoramento torna-se dispensável e acaba sendo uma medida mais gravosa e excessiva para o caso, pois há de concordar que utilizar esse aparelho causa vergonha e muitas das vezes, as pessoas da sociedade agem com um “certo” ...