Quem usa sonda pode falar?

Perguntado por: hcortes4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

A sonda para alimentação, que passa pelo nariz, depois pra trás da garganta, até o estômago/duodeno não interfere com a fala.

Adicione água na sonda nos intervalos das refeições, mesmo quando não vai tomar medicações ou ingerir a dieta líquida. A água deve ser filtrada ou previamente fervida e ingerida em temperatura ambiente. Em geral, as dietas que possuem mais calorias têm menos água.

A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas).

dormir bem com a sonda
O paciente pode levar um tempo para se adaptar a dormir com a sonda. Dormir de lado ou de costas, por exemplo, pode ajudar. Elevar um pouco a cabeceira da cama também pode deixar o sono mais confortável, além de controlar o refluxo.

Sim, pode acontecer de parte da urina sair ao redor da sonda. Não se preocupe!

A sonda, particularmente quando é grossa, pode provocar irritações teciduais, causando erosões. Sinus ostia podem se tornar bloqueados. Dietas espessas ou pílulas podem obstruir o lúmen da sonda, sobretudo em sondas pequenas.

Nesse caso, se ele não tem problemas que comprometam a deglutição no momento, teoricamente não há contra-indicação para a ingestão de líquidos por via oral. Consulte o médico que o acompanha para melhor orientação!

porque a ingestão de alimentos é via enteral, a água. filtrada deve ser oferecida no intervalo das refeições, por meio da sonda, usando o frasco descartável.

Material necessário para alimentar por sonda
Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material: 1 seringa de 100 mL (seringa de alimentação); 1 copo de água; 1 pano (opcional).

Nos primeiros dias após a remoção, a micção espontânea pode causar ardência e a coloração pode estar ligeiramente tingida de sangue. Orientar sobre ingesta hídrica, mobilização (quando não houver restrições) e uma rotina de idas ao banheiro, a cada 4 a 6 horas, independentemente da vontade de urinar.

Portanto, um grande risco de alimentação via sonda é a pneumonia aspirativa.

Para saber se a sonda saiu do lugar é sempre importante estar em acompanhamento com um profissional de saúde. Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição.

Antes da administração da dieta, líquidos ou medicamento, verificar se a sonda está adequadamente posicionada e não está obstruída; Antes e depois da dieta, lembre-se de higienizar a sonda e a seringa, no caso de administração por este meio. Para isso, basta aspirar água limpa com uma seringa e injetá-la na sonda.

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias.