Quem usa Scrubs?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Scrubs ou Roupa Privativa como é conhecido aqui no Brasil, são as roupas sanitárias usadas por cirurgiões, enfermeiros, médicos e outros profissionais envolvidos no atendimento ao paciente em hospitais e clínicas.

De acordo com o artigo, o scrub também é usado por baixo do jaleco ou até sozinho.

Prefira usar roupas leves por baixo dos EPIs, e use e abuse dos scrubs ou pijamas cirúrgicos aqui, já que eles são práticos e facilitam a mobilidade, além de possuírem mangas curtas, que facilitam a higienização dos punhos.

O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.

CUIDANDO DO SEU SCRUB

  1. LAVAR A TEMPETATURA MÁXIMA DE 40 GRAUS COM ENXAGUE E CENTRIFUGAÇÃO NORMAL.
  2. NÃO USAR ALVEJANTE DE CLORO.
  3. NÃO SECAR EM TAMBOR ROTATÍVO.
  4. NÃO LIMPAR A SECO.
  5. NÃO REMOVER MANCHAS COM SOLVENTES.
  6. TEMPERATURA MÁXIMA DO FERRO: 100 GRAUS.

A roupa denominada “privativa” deve ser utilizada única e exclusivamente nos setores a que se destinam.

Quando usar Scrubs coloridos
Isso dificultava a precisão durante as intervenções cirúrgicas. Para resolver essa situação, os cirurgiões agora são reconhecidos por usarem as cores verde e azul, mas por quê? Porque são cores opostas ao vermelho.

Originalmente projetado para ser usado por cirurgiões e outros funcionários da sala de operações, sendo colocado assim que se esterilizarem, ou após "esfregarem" as mãos ( em inglês "scrub" significa esfregar), limpando as mãos antes da cirurgia. E hoje em dia eles são usados por muitos profissionais da Área da Saúde.

Indicado para neurocirurgiões e cardiologistas; - Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

§2º Fica proibido o uso de telefones celulares em blocos cirúrgicos e outros ambientes de unidades da área de saúde que demandem alto controle de prevenção contra contaminações, incluídos aqueles dedicados a atendimento emergencial e de recuperação assistida (UTIs e assemelhados).

Pois é, se as roupas e paredes da sala de cirurgia fossem brancas a visão dos profissionais ficaria muito prejudicada em relação ao vermelho do sangue que eles olham fixamente durante a cirurgia.

O uso de cores frias, como o verde ou o azul, por exemplo, oferecem uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho e laranja, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração dos profissionais da saúde durante os procedimentos cirúrgicos invasivos”.

O principal motivo para os profissionais de saúde usarem branco é demonstrar higiene. Nem sempre foi assim, houve um tempo que a sujeira na roupa do médico era considerada de símbolo de status e muito trabalho.

brim

O brim é um dos mais usados para produção de scrubs, e seu tecido 100% algodão permite maior conforto e frescor para o dia a dia.

Somente é permitido visitar pacientes e circular no ambiente hospitalar com vestimenta adequada. O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital.

O profissional que realiza procedimentos estéticos precisa oferecer segurança e higiene. Por isso, o jaleco é uma alternativa certeira para o uniforme da sua equipe de esteticistas. A sugestão é manter a cor branca ou usar o rosa, muito utilizado em clínicas de estética, e aplicar em bordado o logo da sua empresa.

Os psicólogos podem usar um jaleco para se protegerem de possíveis agressões. Pois pacientes podem ficar irritados e raivosos em decorrência da doença ou do tratamento, e essa raiva pode ser direcionada aos profissionais de saúde. Ou seja, o jaleco para o psicólogo vai servir como um EPI.

É muito comum ver colaboradores de hospitais e clinicas circulando na rua vestindo a proteção de uso individual dos profissionais da área da saúde: o jaleco. Há quem diga que muitos consideram elegante e charmoso desfilar com a indumentária pelas ruas frequentando inclusive restaurantes e lanchonetes.