Quem usa pano de cabeça na Umbanda?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Por que apenas as mulheres usam o ojá de cabeça? Apesar de alguns terreiros terem homens com panos de cabeça, o uso é originalmente restrito às mulheres.

*Gèlé, turbantes, torços ou como chamamos comumente nas Casas de Candomblé de “Pano de Cabeça”, faz parte do vestuário feminino das mulheres no candomblé afro brasileiro. Os Homens em hipótese alguma podem usar Gèlé, turbante, torço ou pano de cabeça nas rodas de candomblé.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

O pano de cabeça ou também conhecido como Ojá, é utilizando amarrado na cabeça, não fica soltando e possui uma costura na parte central (estilo touca) para facilitar o seu axé. Utilizado em trabalhos, toques e giras de Umbanda e Candomblé, para louvar os Orixás e Entidades.

Um pedaço de tecido, de preferência bem maleável, com ou sem estampas, a ser amarrado de diversas formas para adornar a cabeça ou proteger os cabelos. O turbante, que também pode ser considerado como uma técnica além de um objeto, vai além da estética: é um símbolo de poder e autocuidado para pessoas pretas.

3), o Pano da Costa não é apenas um complemento da indumentária, mas um distintivo do posicionamento feminino nas comunidades religiosas afro-brasileiras. É uma peça indispensável no traje profano da baiana, definindo tipos de atividades econômicas ou agremiações.

Claro que sim! Você pode usar o acessório em uma festa mais chique ou mesmo para trabalhar. Em ocasiões mais formais ou festivas, como casamentos, é legal escolher modelos mais sofisticado. Os turbantes com pedras são perfeitos para um look noturno e para festas, e vão te deixar ainda mais linda e elegante.

No Islamismo xiita, que prevalece tanto na população do Irã quanto do Iraque, os religiosos que são considerados descendentes de Maomé são chamados de seyed e devem usar um turbante preto.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Banhar o orí com o amaci seria então uma forma de fortalecer o vínculo humano-orixá através de um grupo de plantas que partilham específicos devires (Figura 1).

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Comece a meditar: cinco passos para incorporar a prática

  1. Sente-se em uma posição confortável. Pode ser uma cadeira, na sua cama ou em colchonete de exercícios. ...
  2. Marque o tempo do seu exercício. Comece com dois minutos. ...
  3. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. ...
  4. Ao término do exercício. ...
  5. Tenha disciplina.

SOBRE O PANO DE CABEÇA:
A medida do nosso pano de cabeça é de 30 centímetros de largura por 2 metros de comprimento.

Tecido em tear manual, o pano da costa não é uma peça inteiriça. É tecido em tiras de dois metros de comprimento cada uma, variando a largura entre 10 e 15 cm. Estas tiras são depois unidas uma a uma e batidas com o batedor.

Símbolo de orgulho e identidade dos guerreiros Sikh, o turbante normalmente tem oito metros de comprimento. Ele é usado pelos homens para prender o longo cabelo, pois sua religião proíbe o corte.