Quem usa o Windows Defender precisa de antivírus?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O Windows Defender oferece uma proteção de cibersegurança decente, mas não chega perto da qualidade da maioria dos softwares antivírus premium. Se você busca apenas proteção de cibersegurança básica, o Microsoft Windows Defender é suficiente.

Em testes recentes conduzidos pela AV-Comparatives, o Windows Defender detectou 99,5% dos malwares conhecidos e 96,3% do malware de dia zero. O Avast Antivirus detectou 100% dos malwares de dia zero e conhecidos. O Avast também exige menos dos recursos do seu computador, de acordo com a AV-Comparatives.

Independentemente do tipo, ter um antivírus no computador é essencial para aumentar a segurança da sua navegação online e proteger os seus dados pessoais ou empresariais.

Você pode se beneficiar da execução Microsoft Defender Antivírus ao lado de outra solução antivírus.

Não existe nenhum problema em utilizar os 2 em seu computador. O Avast é um antivírus que lhe protege contra os vírus e dá maior segurança ao seu computador. O Windows Defender é um antispyware, que irá proteger seu computador contra malwares e spywares.

Para verificar o antivírus instalado no computador:

  1. Acesse o Painel de Controle e clique em Sistema e Segurança;
  2. Clique em Segurança e Manutenção;
  3. Clique na seta da opção Segurança;
  4. Em Proteção contra Vírus, clique em Exibir na Segurança do Windows e é exibido o antivírus instalado.

Por ter uma estrutura de segurança baseada em permissões, contar com uma arquitetura modular e ser permanentemente atualizado, o Linux é bastante seguro. Por esse motivo, a maioria de seus usuários dispensa a instalação de antivírus no sistema operacional. Mas nenhum sistema pode garantir 100% de segurança.

A maneira mais ágil para identificar é escaneando seu computador a procura de arquivos maliciosos. Isso pode ser feito através do programa antivírus padrão do Windows, Windows Defender, ou um aplicativo externo dedicado a proteger seu computador contra vírus, tal como Kaspersky, Eset Nod, Notron etc.

Desativar o Microsoft Defender Firewall pode tornar seu dispositivo (e rede, se você tiver uma) mais vulnerável a acessos não autorizados. Se houver um aplicativo que você precisa usar que esteja sendo bloqueado, permita que ele funcione através do firewall, em vez de desativar o firewall.

Avast

Veja os antivírus mais eficazes: Avast (99.7% de eficácia e 8 falsos positivos) AVG (99.7% de eficácia e 8 falsos positivos) Avira (99.6% de eficácia e 1 falso positivo)

Se você não precisa atingir o melhor nível de segurança, ou se não está preocupado se o seu computador fica lento pelos adwares, ou que seus dados sejam roubados e sua privacidade invadida por hackers. Se você é dos que formata o computador cada vez que ele fica lento, então o Avast não é para você.

Segurança do Windows, anteriormente conhecido como Central de Segurança Windows Defender, é um aplicativo integrado a Windows 10 ou 11 que ajuda a manter seu computador mais seguro. Ele inclui Microsoft Defender Antivírus, uma ferramenta antivírus que ajuda a protegê-lo contra vírus, ransomware e outros malwares.

O ideal, além de um bom antivírus, é que você tenha também um bom firewall e um bom antispyware, para começo de conversa. Para isso, existem excelentes programas gratuitos e pagos na rede. O firewall é o programa que funciona como uma barreira entre a entrada do seu PC e a Internet.

“Na prática, não é indicado utilizar dois antivírus na mesma máquina. Além do que, por trabalharem directamente com o sistema operativo, muitas vezes é impossível instalar dois programas deste tipo”, diz Mariano Sumrell, director de marketing da AVG Brasil.

Muitas pessoas acreditam não ser necessário ter um antivírus no celular da mesma forma que seria em seu computador. Porém, na maioria dos casos, isso não é verdade. O sistema Android tem mais proteção e esconde mais dados que outros sistemas, mas ainda tem várias limitações.

Isso realmente não é recomendável. Os conflitos causados pela utilização de dois ou mais softwares antivírus em conjunto, independente das soluções antivírus escolhidas, podem ser grandes e não haverá benefício nesta ação.

A resposta é: acreditar que um antivírus não é necessário é um mito, especialmente se você é usuário de Windows. Vulnerabilidades nos sistemas operacionais são exploradas por cibercriminosos a todo momento, e mesmo os usuários mais cautelosos podem cair em golpes bem arquitetados.

Avast é o melhor antivírus gratuito no Teste de Desempenho da AV-Comparatives. Teste internacional mostra como o Avast tem o menor impacto possível sobre o desempenho de um computador comparado com todos os outros antivírus gratuitos.